Quarta-feira, 14 Janeiro 2026

Freskinhe Freskinhe

Maio recebe visita do Ministro da Educação

O Ministro da Educação, Amadeu Cruz, inicia esta quarta-feira, dia 14, uma visita de três dias à ilha do Maio. A deslocação enquadra-se no âmbito das ações de acompanhamento do arranque do ano letivo 2025/2026 em algumas escolas da ilha.

SALWEB.cv

Segundo o comunicado oficial, além de visitar os estabelecimentos de ensino, o ministro da Educação será recebido pelo Presidente da Câmara Municipal local, numa agenda que contempla encontros com a equipa de gestão educativa da ilha e audiências com diversos intervenientes do setor educativo.

Durante os três dias de visita, o Amadeu Cruz visitará um total de 11 escolas básicas e a Escola Secundária Horace Silver, permitindo uma avaliação abrangente do início do ano letivo na ilha do Maio.

A visita arranca na manhã de hoje, com a chegada do ministro à ilha do Maio, prevista para as 09h00. Logo a seguir, às 10h00, está agendado um encontro com a equipa local de gestão educativa, que inclui a Delegada e os seus colaboradores, uma reunião fundamental para avaliar os desafios e necessidades do setor na ilha.

Ministro será recebido pelo presidente da Câmara Municipal do Maio, num encontro que visa reforçar a articulação entre o Governo e o poder local no desenvolvimento da educação na ilha. O primeiro dia culmina com a visita à Escola Secundária Horace Silver, às 14h30.

O dia 15 de janeiro, amanha, será dedicado a um intenso circuito de visitas às escolas básicas da ilha. O Ministro visitará oito estabelecimentos de ensino: Escola Básica do Morro, da Calheta, do Morrinho, de Pedro Vaz, de Alcatraz, de Pilão Cão, da Figueira e de Barreiro.

Durante a tarde, estão agendadas audiências com diversos intervenientes do setor educativo, criando espaços de diálogo e escuta ativa das preocupações e sugestões da comunidade educativa local.

O último dia da visita, 16 de janeiro, sexta-feira, prevê-se mais duas visitas: à Escola Básica Polivalente e à Escola Básica João António Cruz Silva, às 10h00. 

Como descrita no comunicado, esta visita insere-se numa estratégia de acompanhamento de proximidade do Ministério da Educação, que visa garantir que o arranque do ano letivo decorra nas melhores condições em todas as ilhas do país, com particular atenção às especificidades e necessidades de cada comunidade educativa.

SALWEB.cv AD

Tags

Partilhar esta notícia

Risco e Riso
Kriol na ponta língua
×