
O Ministro do Mar, Jorge Santos, cumpre hoje, dia 20 de dezembro, um programa de visita de trabalho à ilha do Maio, com uma agenda centrada no reforço da pesca artesanal, na melhoria das condições de trabalho dos profissionais do setor e no acompanhamento de investimentos estruturantes para a Economia Azul da ilha.
No âmbito desta visita, o ministro do Mar preside ao ato de entrega de cinco motores destinados à pesca artesanal, numa iniciativa que visa aumentar a capacidade produtiva, a segurança no mar e o rendimento dos pescadores. A cerimónia será antecedida da assinatura dos contratos de financiamento no âmbito da linha de crédito para a pesca artesanal.
Ainda no quadro do apoio direto aos profissionais do setor, o governante procede igualmente à entrega de quatro malas térmicas, destinadas à conservação do pescado, numa ação que decorrerá pelas 11h00 na praia de “Bitche Rotxa”, contribuindo para a melhoria da qualidade do produto e para a redução de perdas pós-captura.
A agenda do Ministro inclui, igualmente, uma visita ao Porto Inglês (12h00), bem como o acompanhamento das obras do Mercado de Peixe (12h30), um investimento importante para a organização da cadeia de valor do pescado e para a dinamização da atividade económica local. De seguida, vai se realizar uma visita à zona piscatória de Barreiro, em Boca Lagoa, onde se encontram sete embarcações.
No decurso da visita, o ministro deslocar-se-á ainda à zona piscatória de Calheta, onde tem agendado um encontro com as mulheres ligadas à unidade de produção de gelo e à unidade de transformação de pescado. Durante esta visita à Calheta, o governante passará pela zona de desembarque de pescado em Baxona e pelo Mercado Municipal de Calheta. O programa encerra no domingo, dia 21, com o regresso à Praia, às 15h30.












































