Quarta-feira, 30 Julho 2025

Freskinhe Freskinhe

MF disponibiliza 50 milhões de escudos para licenciados regularizarem dívidas

O governo cabo-verdiano autorizou o Ministério das Finanças a reforçar com 50 milhões de escudos a dotação orçamental da Fundação Cabo-verdiana de Ação Social Escolar (FICASE) para financiar o Programa Extraordinário de Apoio Pontual (PEAP) aos estudantes universitários que concluíram ou estão em condições de concluir a licenciatura. Esta iniciativa, segundo comunicado do Ministério da Educação, vai permitir aos formandos regularizar dívidas de propinas e obter os certificados finais necessários para ingressar no mercado de trabalho.

SALWEB.cv

A medida, que consta da resolução nº 69/2025 publicada no Boletim Oficial nº 65, I Série de 23 de julho de 2025, vai eliminar os obstáculos burocráticos e financeiros que, muitas vezes, impedem a transição da vida académica para a profissional. Com este reforço orçamental, segundo a mesma fonte, o Ministério da Educação fica em condições de rever e homologar o regulamento do PEAP, documento que estabelece os requisitos de candidaturas, o regime de comparticipação, os critérios e o modelo de aprovação da atribuição dos subsídios aos estudantes para pagamento das dívidas de propinas.

O processo de candidatura ao programa mantém-se acessível através das plataformas online da Direção Geral do Ensino Superior (DGES), que estarão também disponíveis nas plataformas da FICASE. A aprovação da atribuição do apoio pontual é da responsabilidade de um júri especializado, enquanto a gestão financeira corrente do PEAP permanece sob a competência da FICASE.

O PEAP, lançado em 2018 pelo Ministério da Educação, já contemplou cerca de 1.100 estudantes universitários ao longo dos seus anos de funcionamento, uma iniciativa governamental no apoio aos jovens cabo-verdianos na conclusão dos seus estudos superiores. A   realidade é que, muitos licenciados enfrentam dificuldades em aceder aos seus certificados após a conclusão da licenciatura, devido a dívidas acumuladas durante o percurso académico, situação esta que os impede de comprovar as suas qualificações junto dos empregadores e, consequentemente, de aceder ao mercado de trabalho qualificado.

SALWEB.cv AD

Tags

Partilhar esta notícia

Risco e Riso
Kriol na ponta língua