Quarta-feira, 24 Dezembro 2025

Freskinhe Freskinhe

LACV obtém luz verde para voos inter-ilhas

A Linhas Aéreas de Cabo Verde (LACV), a operar sob a marca CVSky, recebeu os certificados de operação da Agência de Aviação Civil, abrindo caminho ao arranque dos voos domésticos inter-ilhas, conforme anunciou esta quarta-feira, 24, o Governo.

SALWEB.cv

A certificação autoriza a nova companhia aérea, detida a 100% pelo Estado, a iniciar a atividade no transporte aéreo interno, com o objetivo de assegurar a mobilidade regular de passageiros entre as ilhas e reforçar a conectividade nacional, num quadro de serviço público.

Criada para atuar exclusivamente no mercado doméstico, a LACV assume-se como um instrumento de estabilização do setor, que procura garantir regularidade, continuidade e qualidade nas ligações aéreas, incluindo as rotas com menor viabilidade comercial. A empresa pretende, desta forma, contribuir para a coesão territorial e para o desenvolvimento económico e social equilibrado do país.

No reforço da sua capacidade operacional, a companhia prevê avançar com a aquisição de duas aeronaves do tipo ATR, o que permitirá aumentar a oferta de lugares, reforçar as frequências inter-ilhas e melhorar a fiabilidade da operação aérea doméstica.

Em paralelo com o início das operações da LACV, segundo a mesma fonte, o Governo prepara a aprovação da regulamentação do decreto-lei que estabelece o regime de Obrigações de Serviço Público (OSP) no transporte aéreo doméstico. Este instrumento define a prestação mínima obrigatória de voos regulares inter-ilhas, considerada essencial para assegurar uma conectividade eficaz em todo o arquipélago.

SALWEB.cv AD

Tags

Partilhar esta notícia

Risco e Riso
Kriol na ponta língua
×