
A Kumi Bebi, a mais nova plataforma digital de encomenda e entrega de comida, quer simplificar o processo de encomenda e entrega, ligando os consumidores aos seus restaurantes favoritos, e também aos melhores. Criada por Bruno Freire, promete fazer entregas rápidas, frescas e sem complicações.
Bruno Freire conta ao Voz do Archipelago que foi num preguiçoso domingo à noite, em agosto de 2024, quando ele e sua família se viram numa situação que muitos conhecem bem: estavam com fome, mas sem vontade de cozinhar ou sair de casa. Recém-chegados à Praia, após anos em New Bedford, no estado de Massachusett (Estados Unidos da América), rapidamente perceberam a dificuldade em encomendar comida de forma prática e eficiente.
A frustração desse momento inspirou a criação de uma plataforma que agora almeja transformar a experiência de encomenda e entrega em Cabo Verde. “No mês seguinte, já estava a falar com um programador. Percebemos que o problema não era exclusivo nosso – havia uma verdadeira lacuna que precisava de ser preenchida. Com a nossa experiência em empresas e serviços de apoio ao cliente nos EUA, sabíamos que podíamos criar algo que tornasse a encomenda de comida fácil, fiável e sem stress, tanto para os habitantes locais como para os visitantes”, recorda Bruno Freire.
E foi assim que o Kumi Bebi começou, estando já disponível para pré-registo na Google Play Store. O principal objetivo da plataforma, explica Bruno Freire, “é tornar a entrega de comida fácil, fiável e acessível, criando ao mesmo tempo oportunidades reais para a comunidade. Não estamos apenas a resolver um problema de conveniência – estamos a construir uma plataforma que dá poder aos restaurantes locais e aos motoristas de entregas.”
Desafios a vencer
Mas há desafios operacionais a vencer. Primeiro, encontrar condutores de entregas fiáveis e, ainda, ajudar os restaurantes a adaptarem-se ao sistema digital, o que exige tempo e paciência. “Esperamos criar confiança através de uma comunicação clara, de formação e de uma verdadeira atenção às necessidades dos vendedores e dos clientes. Não tem sido fácil, mas estamos concentrados no objetivo principal: criar algo que seja bom e duradouro”, diz o mentor de Kumi Bebi.
A reação até agora tem sido encorajadora, afirma Bruno Freire: “Muitos proprietários de restaurantes têm demonstrado um grande apoio e entusiasmo – vêem o valor de chegar a mais clientes e de simplificar as suas encomendas. Claro que, como acontece com qualquer ideia nova, alguns adotaram uma abordagem mais cautelosa, de esperar para ver – e isso é totalmente justo. Estamos a introduzir uma nova forma de fazer as coisas e é preciso tempo para criar confiança”.
Apesar de ainda ser cedo para qualquer tipo de balanço, – Bruno Freire acredita que “Kumi Bebi representa um novo tipo de empresa em Cabo Verde. Não se trata apenas de tecnologia ou conveniência; trata-se de valores. Estamos a construir um negócio que dá prioridade às pessoas – partilha o sucesso, recompensa o trabalho árduo e paga semanalmente para que todos os envolvidos possam satisfazer as suas necessidades diárias”.
A meta, diz Bruno Freire, é que “a Kumi Bebi impulsione o comércio local e gere oportunidades reais de rendimento que melhorem as vidas e apoiem as famílias. Se o conseguirmos fazer, não estaremos apenas a inovar – estaremos a ajudar a moldar o futuro.”
Copyright © 2025. Todos os Direitos Reservados.