Quarta-feira, 22 Outubro 2025

Freskinhe Freskinhe

Julgamento do agente da PSP acusado de homicídio de Odair Moniz começou hoje em Portugal

Começa hoje, no Tribunal Central Criminal de Sintra, o julgamento do agente da PSP de 28 anos acusado de ter matado a tiro o cidadão cabo-verdiano Odair Moniz, de 43 anos, na Cova da Moura, Amadora, a 21 de outubro de 2024.

SALWEB.cv

 Além das eventuais declarações do arguido, estão agendados para hoje os depoimentos de cinco testemunhas.

De acordo com a acusação do Ministério Público, Odair Moniz, residente no Bairro do Zambujal (Amadora), foi atingido por dois tiros, um no tórax, disparado a uma distância de 20 a 50 centímetros, e outro na virilha, disparado entre 75 centímetros e um metro de distância.   

O despacho de acusação, datado de 29 de janeiro de 2025, refere que o incidente ocorreu após a vítima ter tentado fugir e resistido à detenção pela PSP, mas sublinha que não se verificou qualquer ameaça com recurso a arma branca.

O agente da PSP é acusado de homicídio e, caso seja condenado, incorre numa pena de prisão que pode variar entre oito a 16 anos.

A morte de Odair Moniz gerou uma onda de protestos nos bairros periféricos de Lisboa e, no passado sábado, um grupo de ativistas inaugurou um mural em sua homenagem no Bairro do Zambujal.

SALWEB.cv AD

Tags

Partilhar esta notícia

Risco e Riso
Kriol na ponta língua