Sábado, 20 Dezembro 2025

Freskinhe Freskinhe

Jubileu dos Migrantes arranca em Roma: Cabo Verde participa com programa virado para a diáspora

Arranca nesta sexta-feira, 3, em Roma, o Jubileu dos Migrantes, um momento de encontro e partilha que reunirá migrantes de várias partes do mundo, com destaque para a participação da diáspora cabo-verdiana liderada pelo Cardeal Arlindo Gomes Furtado.

SALWEB.cv

A Comunidade Cabo-verdiana de Nossa Senhora do Rosário de Tra Noi, em Roma, será a anfitriã dos peregrinos vindos da grande diáspora cabo-verdiana, sobretudo da Europa, num evento que se estende até 12 de outubro com uma programação diversificada. O programa prevê momentos centrais na vida da Igreja, começando logo no sábado, 4 de outubro, às 10h00, com a audiência jubilar com o Santo Padre Leão XIV, seguida de peregrinação e passagem pela Porta Santa no período da tarde.

No domingo, 5 de outubro, às 10h00, realizar-se-á a Santa Missa Jubilar presidida pelo Papa na Praça de São Pedro, seguida da Oração do Ângelus ao meio-dia. O programa culmina com o Festival dos Migrantes, que decorrerá nos Jardins de Castel Sant’Angelo, das 15h00 às 19h00. No dia 6 de outubro, em momento de grande simbolismo, o Santo Padre concederá uma audiência privada a um grupo representativo de participantes cabo-verdianos, destacando a importância da diáspora na vivência e transmissão da fé.

A organização recomenda que cada grupo traga consigo algo simples para o almoço comunitário no sábado e que se faça uso dos transportes públicos de Roma para facilitar a mobilidade durante os eventos.

Este jubileu insere-se nas celebrações dos 500 anos da Diocese de Santiago de Cabo Verde (1533-2033), que está a organizar a participação da comunidade cabo-verdiana neste importante evento de dimensão mundial. O Cardeal Arlindo Gomes Furtado, acompanhado do Presidente da Comissão Executiva Nacional do C500, Padre António Ferreira, lidera a comitiva cabo-verdiana que participará no evento, um dos jubileus temáticos do Decénio Jubilar.

O Jubileu dos Migrantes é uma oportunidade para reforçar a fé, o sentido de pertença à Igreja universal e a comunhão entre povos. Para a Diocese de Santiago, é também uma ocasião especial para celebrar, juntamente com os cabo-verdianos na diáspora, rumo aos 500 anos da sua criação.

Após este encontro em Roma, terá lugar em Paris, de 7 a 12 de outubro, a abertura formal do Jubileu da Diáspora Cabo-verdiana na Europa 2025 C500, sob o lema “Fazer Memória e Atualizar a Fé, Recebida e Transmitida”, que dará continuidade às celebrações rumo ao grande jubileu de 2033.

Por feliz coincidência ou gesto providencial, o Jubileu da Diáspora Cabo-verdiana na Europa 2025 C500 está a ser vivido no coração do Ano Santo da Esperança, em sintonia com o Jubileu dos Migrantes. O Jubileu é tempo de graça, esperança e renovação, manifestando a Igreja em saída, que faz memória viva da fé recebida e se projeta com coragem no futuro.

SALWEB.cv AD

Tags

Partilhar esta notícia

Risco e Riso
Kriol na ponta língua
×