
O Presidente da República, José Maria Neves, pediu ontem uma avaliação global de todo o sistema nacional de saúde, incluindo a gestão dos hospitais, após a morte de recém-nascidos nos hospitais da Praia e São Vicente. O pedido foi feito durante o lançamento da campanha “50 Árvores”, em São Domingos, na ilha de Santiago, para celebrar o Dia da Árvore, no dia 21 de março, após ser questionado sobre o assunto.
O Chefe de Estado foi questionado sobre a morte de recém-nascidos no Hospital Baptista de Sousa, no Mindelo, e no Hospital Agostinho Neto, na Praia, e, em resposta, apelou a uma avaliação mais aprofundada da situação, conforme já havia solicitado em 2023, após uma situação semelhante.
“Quando ocorrem casos dessa natureza, é fundamental realizar uma avaliação mais detalhada, para avaliarmos o desempenho de todo o Sistema Nacional de Saúde, incluindo a gestão dos hospitais e o tratamento em áreas específicas, especialmente no que se refere às crianças recém-nascidas”, afirmou José Maria Neves, que também reiterou que a avaliação do sistema de saúde é essencial para garantir o bom funcionamento das unidades hospitalares e a segurança dos pacientes, especialmente nas áreas mais sensíveis, como o cuidado com recém-nascidos.
As mortes referem-se ao serviço de neonatologia do Hospital Baptista de Sousa, em São Vicente, onde denúncias indicam que oito bebês prematuros faleceram entre 14 de fevereiro e 06 de março. No Hospital Universitário Agostinho Neto, na Praia, cinco recém-nascidos morreram em fevereiro, após um aumento no número de partos prematuros e de bebês com baixo peso. Os responsáveis pelos hospitais não confirmaram nem desmentiram os números apresentados, mas refutaram qualquer anormalidade nos serviços de neonatologia.
Fonte: Inforpress
Copyright © 2025. Todos os Direitos Reservados.