
O Presidente da República de Cabo Verde, José Maria Neves, participa hoje, 11, nas celebrações do quinquagésimo aniversário da Independência de Angola, que se comemora precisamente esta terça-feira.
O Chefe de Estado cabo-verdiano deslocou-se ontem à capital angolana para se juntar aos irmãos angolanos neste momento histórico, representando toda a nação cabo-verdiana nas festividades que marcam meio século desde a proclamação da independência daquele país.
Angola celebra hoje 50 anos desde que, a 11 de novembro de 1975, sob a liderança de António Agostinho Neto, primeiro Presidente da República, que proclamou a sua independência, rompendo com mais de quatro séculos de dominação colonial portuguesa. Naquele dia histórico, Angola deixou de ser uma “província ultramarina” de Portugal para se tornar uma nação soberana.
A independência angolana nasceu num contexto tumultuoso, marcado pelo desmoronamento do império colonial português, pela expansão da Guerra Fria e pela rivalidade entre três movimentos de libertação que disputavam o poder no país.
A presença do Presidente José Maria Neves neste Jubileu de Ouro constitui uma oportunidade para enaltecer e fortalecer os laços históricos de amizade, solidariedade e cooperação que unem Cabo Verde e Angola.
“O Presidente junta-se aos angolanos para celebrar a Liberdade e a Democracia, reafirmando o apoio aos ingentes esforços de desenvolvimento sustentável e progresso da Nação angolana”, sublinha a Presidência da República cabo-verdiana.
Os laços entre os dois países foram sabiamente construídos ao longo das décadas, refletindo não apenas relações diplomáticas, mas vínculos profundos entre povos irmãos unidos pela língua, história e cultura lusófona.
As celebrações do cinquentenário da independência angolana constituem um momento de memória viva, honrando o sacrifício de todos aqueles que lutaram pela liberdade e olhando com esperança para o futuro da nação angolana.








































Copyright © 2025. Todos os Direitos Reservados.