
O economista João Fidalgo é o novo Presidente do Conselho de Administração (PCA) do Fundo Soberano de Garantia do Investimento Privado, após recomposição desse órgão, agora publicada no Boletim Oficial (Portaria nº 9/2025, de 3 de abril de 2025).
João Carlos Tavares Fidalgo exerceu até há pouco tempo o cargo de Administrador Executivo, assume o cargo de PCA do Fundo Soberano, depois de o antigo presidente ter renunciado ao seu cargo, através da Portaria n.º 7/2023, de 17 de fevereiro. Assim como ele, foi nomeado um novo primeiro vogal, João Pedro Lima Lopes Spencer.
A nomeação de ambos aconteceu mediante consulta ao Conselho Superior das Câmaras de Comércio, como determina o regime jurídico aplicável ao FSGIP, sendo o mandato de cinco anos no caso de João Fidalgo, e três anos para Lopes Spencer, conforme estabelece a legislação que rege o funcionamento do fundo.
O Fundo Soberano de Garantia do Investimento Privado (FSGIP), criado pela Lei n.º 65/IX/2019, de 14 de agosto, alterada pela Lei n.º 111/IX/2021, de 8 de janeiro e pela Lei n.º 6/X/2022, de 14 de abril, tem por objeto garantir a emissão de valores mobiliários, em particular títulos de dividas, por empresas comerciais privadas de direito cabo-verdiano em mercados regulamentados para financiamento dos respetivos investimentos.
Copyright © 2025. Todos os Direitos Reservados.