Sexta-feira, 05 Dezembro 2025

Freskinhe Freskinhe

Janine Lélis destaca importância da ZOPACAS

A ministra de Estado e da Defesa Nacional, Janine Lélis, reafirmou hoje, 4, o compromisso do Governo cabo-verdiano com a paz e a estabilidade no espaço marítimo durante a abertura oficial do Seminário de Cooperação Técnica da Zona de Paz e Cooperação do Atlântico Sul (ZOPACAS).

SALWEB.cv

Na sua intervenção, a governante sublinhou que a cooperação regional e internacional é essencial para Cabo Verde, especialmente considerando a condição insular do país e a sua extensa Zona Económica Exclusiva (ZEE), bem como destacou o impacto das atividades marítimas no crescimento económico, emprego, segurança alimentar e bem-estar da população.

A ministra enfatizou o papel da ZOPACAS como plataforma indispensável para reforçar a segurança cooperativa, a confiança mútua e a estabilidade estratégica no Atlântico Sul. Segundo Janine Lélis, o seminário representa mais do que um exercício técnico, constitui “uma demonstração de compromisso político e estratégico com os valores da paz, do desenvolvimento sustentável e do reforço das instituições que unem os Estados”.

A governante alertou ainda que a construção de uma zona verdadeiramente resiliente depende da capacidade dos Estados de cooperarem de forma inteligente, inclusiva e orientada para resultados.

O encontro, segundo a ministra, cria condições para troca de experiências, alinhamento de procedimentos, fortalecimento de quadros normativos e promoção da interoperabilidade operacional. Janine Lélis colocou particular ênfase na formação de recursos humanos, afirmando que “é na qualificação das pessoas, na competência técnica dos agentes e na solidez das instituições que reside a força transformadora da ZOPACAS”.

Acrescentou ainda  que o espaço marítimo enfrenta desafios complexos e transnacionais, como o crime organizado (incluindo tráfico de drogas e pessoas), terrorismo, pesca ilegal, poluição marinha, a crescente pressão sobre os recursos naturais e os impactos das mudanças climáticas.

Perante estes desafios, Janine Lélis defendeu o aprofundamento e consolidação da cooperação na área marítima, “procurando sinergias, colmatando as deficiências de cada um, juntando esforços e ganhando escala”.

O Seminário de Cooperação Técnica da ZOPACAS reúne Estados membros com o objetivo de fortalecer a cooperação no Atlântico Sul, promover a paz, a segurança marítima e o desenvolvimento sustentável na região.

SALWEB.cv AD

Tags

Partilhar esta notícia

Risco e Riso
Kriol na ponta língua