Quarta-feira, 30 Julho 2025

Freskinhe Freskinhe

4º Inquérito Demográfico e de Saúde Reprodutiva já decorre

Decorre de julho a setembro deste ano, em todo o território nacional, o 4.º Inquérito Demográfico e de Saúde Reprodutiva, a iniciativa visa analisar a nível de comportamento sexual, comportamentos de risco e quantidade de filhos, entender a saúde sexual e reprodutiva da população cabo-verdiana, com especial atenção a algumas ilhas, tendo em conta os indícios de aumento de doenças sexualmente transmissíveis, e a gravidez precoce.

SALWEB.cv

Promovida pelo Governo de Cabo Verde, através do Ministério da Saúde em colaboração com o Instituto Nacional de Estatística de Cabo Verde, o inquérito vai permitir medir a anemia e o VIH-SIDA, avaliar a cobertura vacinal em crianças, além de recolher informações importantes sobre a literacia em saúde mental e outros indicadores relevantes para o setor.

Segundo o administrador executivo do Instituto Nacional da Saúde Pública, Hélio Rocha, todas as informações recolhidas no âmbito deste inquérito, vai indicar o tipo de política pública que deve ser elaborada e implementada nos próximos anos, daí a importância da participação das famílias selecionadas.

Conforme explica, o referido inquérito tem uma componente biológica em que será necessário fazer análises para calcular a quantidade de iodo no sal de cozinha, análise da hemoglobina para procurar anemia, principal em crianças. A outra componente biológica importante, segundo o mesmo, é o teste de HIV, “convém reforçar que o teste de HIV é confidencial, ou seja, o inquiridor que fez a coleta da amostra não saberá o resultado do teste”, explica Hélio Rocha.

“É um inquérito a nível nacional dividido por municípios, para obter dados importantes que permitirá às autoridades de saúde elaborar o planeamento da saúde sexual e reprodutiva em Cabo Verde”, avança o administrador do INSP.  

Neste sentido, Hélio Rocha apela à participação das famílias selecionadas para participar no inquérito, sendo este um fator importante para o sucesso da iniciativa. “Por isso, deixo um apelo à participação de todas as famílias que foram selecionadas, dado que não são todas as pessoas que vão participar, existe um critério de seleção de cada casa e cada família”.

Hélio Rocha afirma que o questionário é um pouco extenso dado que as informações fornecidas serão importantes para o país, para mostrar os ganhos e os desafios persistentes do setor, de modo a conseguir construir políticas públicas assertivas para o melhor desenvolvimento das ilhas.  

SALWEB.cv AD

Tags

Partilhar esta notícia

Risco e Riso
Kriol na ponta língua