
O presidente da FIFA, Gianni Infantino, enviou uma mensagem em vídeo a felicitar Cabo Verde pela qualificação histórica para o Campeonato do Mundo de 2026, que decorrerá nos Estados Unidos, Canadá e México. “Que momento histórico. Parabéns a todos os cabo-verdianos pela sua participação pela primeira vez no Campeonato do Mundo da FIFA”, declarou Infantino, visivelmente entusiasmado com a conquista dos Tubarões Azuis.
O líder máximo do futebol mundial destacou a importância simbólica desta qualificação inédita: “A vossa bandeira será hasteada e o vosso hino será ouvido no maior Campeonato do Mundo da FIFA de sempre.” Com o novo formato do Mundial, que contará pela primeira vez com 48 seleções, Cabo Verde tem garantidas pelo menos três participações na fase de grupos. “Graças a este feito histórico, pelo menos três das 104 partidas de 2026 contarão com a presença da vossa seleção nacional”, sublinhou Infantino.
O presidente da FIFA elogiou ainda o trabalho desenvolvido pelo futebol cabo-verdiano nos últimos anos. “O vosso trabalho no desenvolvimento do futebol tem sido incrível. E este é o momento em que as vossas estrelas se tornarão globais e impulsionarão uma nova geração de amantes do futebol em Cabo Verde.”
Infantino aproveitou ainda para antecipar o sorteio da fase final do torneio, agendado para 5 de dezembro em Washington: “Mal podemos esperar para conhecer os vossos adversários em Washington no sorteio final do torneio.”
A mensagem terminou com um carinhoso “até breve” e “um grande abraço” dirigido ao povo cabo-verdiano, numa demonstração de proximidade com uma das mais surpreendentes qualificações africanas para o Mundial 2026. Esta será a primeira presença de Cabo Verde numa fase final de um Campeonato do Mundo, marcando um marco histórico para o arquipélago e consolidando o crescimento do futebol no país.
Copyright © 2025. Todos os Direitos Reservados.