Terça-feira, 21 Outubro 2025

Freskinhe Freskinhe

INE apresenta novos instrumentos para modernizar a produção estatística nacional

O Instituto Nacional de Estatística (INE) apresentou ontem, 20, na cidade da Praia, o novo site institucional e a reativação da plataforma DIRCV durante as comemorações do Dia Mundial da Estatística. A iniciativa visa modernizar a produção de dados oficiais e tornar a informação estatística mais acessível e transparente. Especialistas nacionais e internacionais participaram na cerimónia, que decorreu sob o lema “Impulsionando a Mudança com Estatísticas e Dados de Qualidade para Todos”.

SALWEB.cv

O presidente do INE, João de Pina Cardoso, defendeu que a modernização dos instrumentos estatísticos é essencial para garantir dados que refletem fielmente a realidade do país. “O compromisso da instituição passa pela inclusão, qualidade e utilidade dos dados, com investimento contínuo em capital humano, infraestrutura e tecnologia”, afirmou.

Por seu turno, o ministro das Finanças e da Economia Digital, Olavo Correia, reforçou o apoio do Governo ao fortalecimento da capacidade técnica e institucional do INE e destacou que a informação estatística constitui uma ferramenta fundamental para antecipar crises, orientar decisões e gerar oportunidades de desenvolvimento sustentável.

O novo site do INE e a plataforma DIRCV, apresentados pelo técnico Marcos Gonçalves, visam tornar os dados mais acessíveis e transparentes, além de as melhorias implementadas permitirem uma melhor visualização da informação e reforçar os canais de comunicação com os utilizadores.

O encontro contou ainda com a participação do consultor internacional Brian Graf e do especialista senegalês Djibril Ndoye, que intervieram sobre aspetos fundamentais para a produção de estatísticas oficiais de qualidade.

O Dia Mundial da Estatística, celebrado de cinco em cinco anos desde 2010 por decisão da Assembleia Geral das Nações Unidas, decorreu este ano sob o lema “Impulsionando a Mudança com Estatísticas e Dados de Qualidade para Todos”. O vice-presidente do INE, Fernando Rocha, encerrou o evento reafirmando o compromisso com a produção de estatísticas robustas ao serviço do desenvolvimento nacional.

 

SALWEB.cv AD

Tags

Partilhar esta notícia

Risco e Riso
Kriol na ponta língua