Após apresentação nas ilhas de Santiago e São Vicente, chegou a vez da ilha de Fogo conhecer a nova Plataforma de Registo de Garantias Móveis (RGM). Esta solução inovadora visa facilitar o acesso ao crédito em Cabo Verde, permitindo que bens móveis sejam utilizados como garantia para empréstimos.
A apresentação da nova Plataforma de Registo de Garantias Móveis acontecerá no dia 3 de abril, na Praça Cruz de Paços, na cidade de São Filipe. O evento contará com a participação de microempresas locais, que terão stands para exposição e venda dos seus produtos.
No âmbito da apresentação do RGM, na cidade da Praia, foi realizada uma minifeira de empreendedorismo feminino na Rua Pedonal, no Plateau, para celebrar também o Dia da Mulher Cabo-verdiana. O evento teve como objetivo destacar a criatividade, a ousadia e a força das mulheres empreendedoras, oferecendo um espaço para exposição e valorização dos seus produtos e serviços.
Além de promover a nova plataforma de acesso ao crédito, a feira foi uma oportunidade para reconhecer e apoiar o papel fundamental das mulheres no desenvolvimento económico e social de Cabo Verde.
O evento de apresentação foi presidido pelo Ministro do Investimento e Fomento Empresarial, Eurico Monteiro, e ainda, contou com a intervenção do vereador da Câmara Municipal da Praia, Fernando Pinto, e do presidente da Câmara de Comércio de Sotavento, Marcos Rodrigues.
“Com o lançamento da plataforma de RGM estamos a universalizar e democratizar o acesso ao crédito”, destacou o Ministro do Investimento e Fomento Empresarial à margem da apresentação na cidade da Praia.
Na ilha de São Vicente, a apresentação do RGM aconteceu ontem, 31 de março, na sede da Câmara de Comércio de Barlavento, na cidade do Mindelo. O evento contou com stands, onde foram expostos diversos produtos e serviços.
Criada pelo Governo de Cabo Verde e liderada pela Pró-Garante, com o apoio do Banco Mundial, a Plataforma de Registo de Garantias Mobiliárias tem como objetivo democratizar o acesso ao crédito e fortalecer o ecossistema financeiro no país, permitindo que micro, pequenas e médias empresas, empreendedores e cidadãos usem bens móveis como garantia para financiamento.
Copyright © 2025. Todos os Direitos Reservados.