
O Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP) celebra hoje o seu 31º aniversário com uma conferência sobre o “Fortalecimento dos Centros de Excelência em Formação Profissional”, na sala de conferências do Palácio do Governo, cidade da Praia. O evento decorre das 14h00 às 16h30 e conta com a presença do Ministro da Família, Inclusão e Desenvolvimento Social, Fernando Elísio Freire. O ponto alto do evento vai ser a apresentação do novo site institucional do IEFP.
A iniciativa visa consolidar uma rede nacional de Centros de Excelência com padrões internacionais e promover a partilha de experiências com parceiros nacionais e estrangeiros. Durante a conferência, o presidente do Conselho Diretivo do IEFP, Paulo Santos, vai apresentar os projetos que a empresa tem curso.
A conferência pretende ainda fomentar parcerias estratégicas com o setor privado, municípios e organismos internacionais para financiamento e inovação, aproveitando as oportunidades de cooperação que se apresentam ao arquipélago.
Esta celebração dos 31 anos do IEFP enfatiza a necessidade crescente de especialização técnica em setores prioritários como turismo, tecnologias de informação, energias renováveis e construção civil, com o objetivo de reduzir os 17.373 (dezassete mil, trezentos e setenta e três) desempregados registados em 2024.
O programa inclui duas intervenções técnicas fundamentais: Danilson Borges, da Direção-Geral de Educação, vai partilhar a visão do setor de Ensino e Formação na criação dos Centros de Excelência, enquanto Victor Dias, do CENFIM, vai apresentar experiências na gestão de centros especializados. O encerramento ficará a cargo do Ministro Eurico Monteiro, às 16h10.
Segundo uma nota da empresa, o IEFP tem vindo a desempenhar um duplo papel estratégico. Articula iniciativas entre o setor público, privado e sociedade civil, garantindo ofertas formativas diversificadas, e executa programas através da sua rede de centros de emprego, que funcionam como plataformas de capacitação e inserção laboral.
Copyright © 2025. Todos os Direitos Reservados.