Sexta-feira, 24 Outubro 2025

Freskinhe Freskinhe

HBS reforça competências dos profissionais em aleitamento materno

O Hospital Dr. Baptista de Sousa (HBS) promove, entre 23 e 3 de novembro, um curso de capacitação em Manejo da Amamentação dirigido a profissionais de saúde, clínicos e não clínicos, no âmbito da renovação da placa “Hospital Amigo da Criança”, distinção que detém desde 1996. 

SALWEB.cv

A formação, ministrada pela Comissão do Aleitamento Materno, composta por nutricionistas, ginecologistas, enfermeiros e fonoaudiólogos, visa reforçar competências na promoção do aleitamento materno exclusivo até aos seis meses de vida. 

O curso aborda não apenas a amamentação exclusiva nos primeiros seis meses, mas também a manutenção da lactação após a introdução de alimentação complementar, até aos dois anos ou mais, conforme recomendações internacionais.

A iniciativa surge em preparação para a avaliação externa que o HBS enfrentará ainda este ano, com o objetivo de renovar o distintivo atribuído pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF). Desde a adesão à Iniciativa Hospital Amigo da Criança (IHAC), o hospital tem renovado sucessivamente a placa a cada três anos.

Segundo dados do Inquérito Demográfico e de Saúde Reprodutiva (IDSR) de 2018, Cabo Verde apresenta uma taxa de 42% de aleitamento materno exclusivo até aos seis meses e de 71% de amamentação na primeira hora após o nascimento, números que refletem uma melhoria significativa nesta prática essencial para a saúde infantil.

O HBS foi a primeira estrutura de saúde cabo-verdiana a receber o reconhecimento internacional, em 1996, por cumprir os dez passos para o sucesso do aleitamento materno estabelecidos pela OMS e UNICEF.

SALWEB.cv AD

Tags

Partilhar esta notícia

Risco e Riso
Kriol na ponta língua