Terça-feira, 28 Outubro 2025

Freskinhe Freskinhe

Governo rescinde contrato com coordenador da UASE

O Governo de Cabo Verde rescindiu ontem, 12, o vínculo contratual com Sandeney Fernandes, coordenador da Unidade de Acompanhamento do Setor Empresarial do Estado (UASE), após este ter sido constituído arguido por suspeitas de corrupção no exercício de funções. Segundo um comunicado do Ministério das Finanças, a medida visa “salvaguardar o regular funcionamento da UASE e reforçar o compromisso do Governo com a integridade, a transparência e o bom governo do setor empresarial do Estado”.

SALWEB.cv

Conforme consta na mesma nota, o Ministério das Finanças esclarece que a Oferta Pública de Venda de 27,44% das ações da Caixa Económica de Cabo Verde “foi conduzida com lisura e em conformidade com os procedimentos legais”. Entretanto, as autoridades reforçam que as instituições estão a funcionar plenamente e asseguram que continuarão a agir com prontidão na defesa do interesse público.

A decisão de rescisão do contrato tinha sido prometida pelo ministro das Finanças, Olavo Correia, e foi tomada na tarde desta segunda-feira, sendo formalizada através da publicação no Boletim Oficial na manhã de ontem, terca-feira,12.

O ex-coordenador apresentou-se esta manhã ao Ministério Público para o primeiro interrogatório no Tribunal da Comarca da Praia, conforme avançou o jornal online, Santiago Magazine. As investigações centram-se em suspeitas de que Fernandes terá adquirido ações da Caixa Económica de Cabo Verde enquanto exercia funções na UASE, assumindo assim o “duplo papel de vendedor e comprador” num ato considerado lesivo do interesse público.

Denúncias múltiplas contra Sandeney Fernandes

Sandeney Fernandes encontra-se no centro de várias denúncias que incluem alegadas práticas de favorecimento pessoal, gestão arbitrária de recursos públicos, perseguições laborais e assédio no local de trabalho. Em maio, a sede da UASE no Plateau e a residência do coordenador foram alvo de buscas do Ministério Público, durante as quais as autoridades policiais e judiciais apreenderam equipamentos de trabalho.

SALWEB.cv AD

Tags

Partilhar esta notícia

Risco e Riso
Kriol na ponta língua