
A Secretária de Estado das Comunidades, Vanuza Barbosa, estará na França, a partir de hoje, 2, até 10 de dezembro, numa missão de trabalho destinada a apresentar e dinamizar o Projeto de Mapeamento da Diáspora cabo-verdiana no Mundo. A iniciativa visa reforçar o diálogo com os cabo-verdianos residentes no país e incentivar a participação na plataforma digital do programa, com o objetivo de produzir dados oficiais que apoiem políticas públicas.
Ao longo da semana, a governante e a equipa técnica do projeto irão deslocar-se a Paris, Amiens, Nice, Marselha e Lyon, onde estão previstos encontros com associações e residentes cabo-verdianos. O objetivo é explicar o funcionamento da plataforma digital do mapeamento, ouvir prioridades e expectativas da comunidade e incentivar a sua adesão ao processo, conforme consta no comunicado do Executivo.
A missão inclui ainda a participação no segundo Salão Internacional das Empresas da Diáspora Cabo-verdiana, em Marselha, que decorre sob o lema “Ka Nu Skeçi Nos Origem”. No evento, a equipa de Mapeamento terá um stand dedicado à socialização do projeto e recolha de dados estatísticos.
Segundo a mesma fonte, Vanuza Barbosa intervirá na abertura do painel “Benefícios e Serviços Especializados para a Diáspora”, onde serão apresentados temas como benefícios fiscais, pequenas encomendas, Estatuto de Investidor Emigrante e outras políticas públicas dirigidas às comunidades no exterior.
“O Governo pretende reforçar a ligação com a diáspora cabo-verdiana em França e consolidar políticas baseadas em informação atualizada e participativa, valorizando o contributo das comunidades para o desenvolvimento do país”, lê-se no mesmo documento.













































Copyright © 2025. Todos os Direitos Reservados.