
O Governo de Cabo Verde lançou esta quarta-feira, em cerimónia presidida pelo Primeiro-Ministro, Ulisses Correia e Silva, o Projeto Cabo Verde 100% LED, que prevê a substituição total da iluminação pública convencional por lâmpadas LED em todo o território nacional num prazo de sete meses.
O investimento, avaliado em 320 mil contos (cerca de 2,9 milhões de euros), vai permitir instalar perto de 50 mil pontos de luz LED, garantindo maior eficiência energética, redução de custos e melhorias significativas na segurança e bem-estar das populações, sobretudo nos bairros, localidades e avenidas.
“Com esta mudança, reduziremos os custos de manutenção, as importações de combustíveis fósseis e a fatura energética do país, contribuindo para a ação climática e para a sustentabilidade ambiental”, destacou Ulisses Correia e Silva durante a cerimónia de adjudicação do projeto, que considera ser “um investimento simbólico e estruturante”.
De acordo com o primeiro-ministro, além da poupança imediata na conta energética, o país conseguirá recuperar o investimento em cerca de dois anos e meio, com uma economia anual estimada em 1,2 milhões de euros. O projeto integra também a lei que transferiu os custos da iluminação pública dos consumidores para as câmaras municipais, acompanhada por mecanismos de compensação.
Já o ministro da Indústria, Comércio e Energia, Alexandre Monteiro, explicou que a substituição das atuais lâmpadas na sua maioria de vapor de sódio e consideradas obsoletas por LED permitirá uma redução de até 41% no consumo de energia. Atualmente, Cabo Verde conta com cerca de 52.500 pontos de iluminação pública, dos quais apenas uma pequena parte já utiliza tecnologia LED, é o caso da ilha Brava, totalmente iluminada com esta solução.
O contrato de adjudicação do projeto foi assinado entre o Ministério da Indústria, Comércio e Energia, representado pela diretora-geral do Planeamento, Orçamento e Gestão, Queila Silva, e a empresa adjudicatária, representada por Yaham Chongquing.
A execução do projeto vai abranger todas as ilhas e concelhos, garantindo, segundo o Chefe do Governo, mais pontos de luz, melhor qualidade de iluminação, mais segurança para as comunidades e uma significativa contribuição para as metas ambientais do país.
Copyright © 2025. Todos os Direitos Reservados.