Terça-feira, 10 Fevereiro 2026

Freskinhe Freskinhe

Governo dá 19,6 milhões ao Carnaval

O Carnaval de 2026 vai contar com um financiamento público de 19,6 milhões de escudos cabo-verdianos, atribuídos pelo Governo através do Ministério da Cultura e das Indústrias Criativas (MCIC), num reforço orçamental que representa um aumento entre 30% e 50% face aos anos anteriores.

SALWEB.cv

O apoio financeiro destina-se a garantir a realização dos desfiles oficiais, a aquisição de materiais, o reforço da organização e outras despesas associadas à maior manifestação cultural do país, com impacto direto na economia criativa e no turismo.

Uma das principais novidades deste ciclo é o adiantamento de parte significativa dos fundos, medida que visa dar maior previsibilidade aos grupos carnavalescos. Os principais grupos de São Vicente, Ribeira Brava de São Nicolau e Praia receberam 50% do financiamento ainda em outubro, enquanto a ilha do Sal mantém o regime de pagamento integral antecipado, em vigor desde o ano passado.

Em São Vicente, os grupos Cruzeiros do Norte e Flores do Mindelo já receberam a totalidade do apoio, através da Liga Independente dos Grupos Oficiais de Carnaval. Em São Nicolau, foram contemplados os grupos Copa Cabana e Estrela Azul, do município da Ribeira Brava, reconhecido pela sua forte tradição carnavalesca. Apesar de não desfilar em 2026, o grupo Brilho da Zona beneficiou de um apoio excecional para regularização de dívidas referentes a 2025, criando condições para o seu regresso em 2027, conforme explica uma nota do Governo.

Na cidade da Praia, os grupos Afro Abel Djassi, Vindos D’África, Vindos do Mar e Samba Jó também já receberam, na íntegra, os montantes atribuídos.

O financiamento abrange ainda manifestações tradicionais, com destaque para os grupos de Mandingas de São Vicente, das localidades de Ribeira Bote, Espia e Fonte Filipe, bem como um grupo de professores que irá desfilar antes do dia oficial do Carnaval.

Conforme a mesma fonte, ao abrigo do Edital do Carnaval 2026, o MCIC apoiou igualmente sete autarquias que apresentaram candidaturas, incluindo municípios de Santiago, Fogo, Brava, Boa Vista, Santo Antão e São Nicolau.

Para além dos grandes desfiles, o apoio estende-se a grupos comunitários e tradicionais em várias ilhas, como Maio, Santiago e Santo Antão, através do Fundo do Turismo.

SALWEB.cv AD

Tags

Partilhar esta notícia

Risco e Riso
Kriol na ponta língua
×