
Realizou-se ontem, 18, na cidade da Praia, o ato público de assinatura do contrato da empreitada de requalificação do troço Catedral – Complexo da Misericórdia, orçado em 50 mil contos, que faz parte de um pacote maior de 300 mil contos financiado pelo Governo de Cabo Verde, através do Banco Mundial e do Fundo do Turismo no âmbito do Programa Operacional do Turismo (POT) e do projeto Turismo Resiliente e Economia Azul.
Segundo comunicado de imprensa do Ministério da Cultura e das Indústrias Criativas, o montante de 50 mil contos está destinado especificamente à intervenção no troço de estrada que liga dois dos edifícios religiosos mais emblemáticos da história de Cidade Velha e de Cabo Verde – o Complexo da Misericórdia e a Catedral.
Está também incluído no projeto, a criação de espaços de lazer, como um parque infantil, bem como um restaurante com esplanada e um espaço de interpretação.
Conforme a mesma fonte, o Plano de Gestão e o Plano detalhado de Salvaguarda, aprovados este ano, propõem a valorização estrutural da paisagem urbana da Cidade Velha, ressaltar o valor universal excecional presente nos monumentos e outros vestígios que agregam valor em termos paisagísticos de acessibilidade, interpretação, novos espaços de lazer e fruição entre outros.
A assinatura do contrato da empreitada do troço Catedral – Misericórdia marca o início de uma estruturante transformação deste sítio no horizonte 2027, diz o MCIC.
Copyright © 2025. Todos os Direitos Reservados.