
O Conselho de Ministros aprovou já a proposta do Plano, Carreira, Funções e Remunerações (PCFR) da Polícia Judiciária, que vai “melhorar substancialmente a situação laboral dos funcionários de todas as categorias” da instituição, segundo comunicado do Gabinete de Comunicação e Imagem do Governo.
De acordo com nota de imprensa do Palácio do Governo, “além da melhoria na componente salarial e outros benefícios plasmados no PCFR, a PJ usufruiu este ano de um reforço ao nível dos recursos humanos com a contratação de 36 novos efetivos, o incremento na formação contínua dos agentes e o reequipamento das instalações e laboratórios”.
O Governo destaca que “a participação em Conferências Internacionais, como foi o caso da Assembleia Geral da Interpol, em Marraquexe (Marrocos), bem como num Encontro de Alto nível realizado pelos Países Baixos e pela Iniciativa Global, em Acra (Gana), vão permitir maior alinhamento na deteção de novas criminalidades, na partilha de metodologias de combate e na aplicação de tecnologias avançadas”.
Esta cooperação internacional visa, segundo o executivo, garantir “que Cabo Verde continue a avançar rumo a um sistema de justiça mais robusto e preparado para enfrentar os desafios decorrentes”.
Governo garante outros PCFRs até março
O comunicado refere que “o Ministério da Justiça está a trabalhar afincadamente para garantir melhores condições de trabalho para os colaboradores em todos os serviços que funcionam na sua dependência”.
Neste âmbito, “já foram aprovados o Estatuto dos Magistrados e os PCFRs dos Oficiais de Justiça e da Polícia Judiciária”. O Governo adianta ainda que “na forja estão os PCFRs dos serviços de Registo de Notariado e Identificação, dos Agentes de Segurança Prisional e dos Técnicos dos Serviços de Reinserção Social que serão concluídos até março de 2026”.Claude é uma IA e pode cometer erros. Por favor, verifique as respostas.












































