Sábado, 17 Janeiro 2026

Freskinhe Freskinhe

Gala da Diáspora 2026 homenageia Honório Fragata e líderes comunitários

A cidade da Praia recebe, entre hoje, 17, e amanhã 18 janeiro, a Gala da Diáspora 2026, um evento que irá homenagear líderes comunitários e voluntários, com destaque para o fundador das Tendas de El Shaddai, Honório Fragata, numa cerimónia que terá a presença do Presidente da República.

SALWEB.cv

A iniciativa, promovida pela Diáspora Cabo-Verdiana em parceria com a Associação Vó Tuia, pretende reconhecer o “impacto social e cultural” de cidadãos que se dedicam, muitas vezes de forma anónima, à reabilitação de jovens vulneráveis e à promoção da dignidade social no arquipélago.

Segundo a organização, o momento central da primeira noite será a atribuição do Prémio Principal da Gala a Honório Fragata, uma distinção que será entregue pelo Presidente da República, José Maria Neves. A homenagem assinala mais de quatro décadas de trabalho das Tendas de El Shaddai, instituição de cariz social reconhecida pela recuperação de dependentes e pela reintegração de cidadãos na sociedade e no mercado de trabalho.

Trata-se de uma iniciativa de carácter “simples e humano”, que pretende valorizar homens e mulheres que dedicam o seu tempo e energia à reconstrução de famílias e à coesão social, refere a organização. O impacto deste trabalho comunitário reflete-se de forma indireta em toda a sociedade cabo-verdiana, incluindo nas instituições, empresas e organizações, ao promover inclusão, coesão social e novas oportunidades.

O primeiro dia do evento, marcado para as 18h00 de sexta-feira, 17 de janeiro, será dedicado a uma sessão solene e gala de homenagem, integrando momentos culturais e a entrega de distinções em áreas como liderança e impacto social, cultura e identidade, juventude e cooperação internacional, educação, solidariedade social e diáspora africana.

No segundo dia, o programa vira-se para a vertente estratégica com a realização do Fórum Económico e Social da Diáspora. O encontro contará com painéis sobre empreendedorismo, turismo, investimento e gestão de capital humano, reunindo entidades nacionais e internacionais.

O programa inclui ainda uma ação solidária paralela, que consiste na entrega de computadores às Tendas de El Shaddai, reforçando a componente de capacitação da instituição homenageada.

O Ministério da Família, Inclusão e Desenvolvimento Social marcará presença no evento através da Secretária de Estado da Inclusão Social, Lídia Lima, que fará uma intervenção institucional no quadro da sessão solene.

A participação do MFIDS reforça o compromisso do Governo de Cabo Verde com o reconhecimento do contributo da diáspora e o fortalecimento de políticas públicas orientadas para a coesão social e o desenvolvimento sustentável.

O evento reunirá representantes de instituições públicas, organizações da sociedade civil, parceiros nacionais e internacionais, académicos e membros da diáspora, num espaço de partilha, reflexão e reforço de laços entre Cabo Verde e as suas comunidades no exterior.

Todas as atividades terão lugar na Universidade de Cabo Verde, no Campus do Palmarejo Grande. 

 

SALWEB.cv AD

Tags

Partilhar esta notícia

Risco e Riso
Kriol na ponta língua
×