Sábado, 19 Abril 2025

Freskinhe Freskinhe

Disponível já newsletter do Fórum Mulher

Já está disponível no site do Fórum Internacional Mulher e os Desafios do Desenvolvimento, a primeira edição da newsletter “Fortalecer”, publicada ontem, 31 de março. Trata-se de uma publicação digital mensal, cujo objetivo é dar a conhecer as novidades sobre o evento, que se realizará no dia 30 de maio deste ano. 

O primeiro número de “Fortalecer” traz informações sobre os temas que serão discutidos no fórum, uma entrevista com Helena Semedo, e também faz a apresentação das embaixadoras e dos embaixadores do evento, entre outras notícias e informações relevantes. 

Com o lançamento de “Fortalecer”, espera-se um engajamento ainda maior da sociedade no debate sobre o papel da mulher no desenvolvimento do país, reforçando a importância da igualdade de gênero e da criação de oportunidades para todas.

Uma plataforma única

A capital de Cabo Verde será palco, a 30 de maio de 2025, de um evento inédito, o Primeiro Fórum Internacional Mulher e os Desafios do Desenvolvimento. Promovido por oito grandes organizações de mulheres do país, uma empresa privada e um jornal nacional – Voz do Archipelago -, o evento reunirá, sob o lema “MAIS Participação, MELHOR Futuro”, cerca de mil participantes, mulheres e homens cabo-verdianos, da diáspora e de outras nacionalidades para refletirem e promoverem o papel da mulher no desenvolvimento socioeconómico, político e cultural de Cabo Verde.

Com a parceria especial do Instituto Cabo-verdiano para a Igualdade e Equidade de Género (ICIEG), este fórum já conta com o apoio institucional do Governo de Cabo Verde.

Presidente da República faz a abertura oficial

O Presidente da República, José Maria Neves, dirigirá a sessão de abertura, o que, para as organizadoras, prova que as mais altas instituições do país reconhecem a importância de uma debate desta envergadura sobre a mulher e o seu papel na construção do progresso nacional.

A data foi escolhida criteriosamente. É que, no próximo ano, Cabo Verde assinalará os 50 anos da sua independência. Ademais, maio é o mês que se celebra o Dia Internacional da Mulher (8) e o Dia da Mulher Cabo-Verdiana. “Impõe-se uma reflexão e uma discussão sobre a mulher e o seu contributo para o desenvolvimento”, afirma Maria Ressurreição, CEO da EME – Marketing & Eventos, empresa que lidera comissão organizadora do fórum 

São elas, Associação das Mulheres Democratas, Federação Nacional das Mulheres do PAICV, Associação de Mulheres Empresarias e Profissionais de Cabo Verde (AMEPCV), Associação de Mulheres Empresárias de Cabo Verde e Diáspora (AMES-CD), Associação Cabo-verdiana de Mulheres Juristas (AMJ), Associação Cabo-verdiana de Autopromoção da Mulher (MORABI), Organização das Mulheres de Cabo Verde (OMCV).

Para estas organizações, “é imprescindível reconhecer os avanços significativos conquistados ao longo das últimas décadas. Mulheres em todo o mundo têm desafiado estereótipos, superado obstáculos e alcançado conquistas notáveis em diversas esferas da sociedade, desde a política até a economia, da ciência à cultura”. No entanto, mesmo diante desses avanços, “persistem desafios que continuam a limitar o pleno potencial e a contribuição das mulheres para o desenvolvimento sustentável”.

Questões como violência de género e sub-representação política, disparidades salariais de género, acesso desigual à educação e oportunidades de emprego são apenas alguns exemplos dos obstáculos que as mulheres enfrentam em muitas partes do mundo. “Esses desafios globais são ainda reforçados em Cabo Verde, onde, por força da cultura, existe o fardo desproporcional de responsabilidades domésticas e de cuidados, o que tem vindo a restringir as oportunidades das mulheres na participação plena na esfera política e no trabalho”, afirma Maria Graça.

50 homenageadas

Assim, durante o fórum será examinado o impacto do empoderamento feminino no crescimento económico e social de Cabo Verde. Daí que, integrado também no evento, será feita uma homenagem a 50 mulheres que, desde 1975, têm contribuído ativamente para o desenvolvimento do país em diversas áreas. Mas as organizadoras esperam também que, tanto as oradoras como plateia, identifiquem o que tem impedido que as mulheres coloquem todo o seu potencial ao serviço do país e ainda apontem soluções para a participação plena e igualitária das mulheres.

 

 

Newsletter "Fortalecer"

Notícias atuais e últimas informações sobre o Fórum Mulher!

Tags

Partilhar esta notícia

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Risco e Riso
Kriol na ponta língua
Um número, um nome, uma frase
Encostada à coluna