Sábado, 23 Agosto 2025

Freskinhe Freskinhe

Fogo: PNUD financia projeto Fajã Solar e Sustentável

A Câmara Municipal de Santa Catarina do Fogo, anunciou ontem, 19, o financiamento de cerca de 15 mil contos do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) para implementar o projeto “Fajã Solar e Sustentável”, que vai instalar um sistema de energia solar fotovoltaica na Casa de Pescadores da Baía de Fajã.

SALWEB.cv

A iniciativa, orçada em 17.700 contos (dezassete mil e setecentos contos), foi selecionada entre 15 projetos a nível nacional numa chamada de propostas e vai beneficiar diretamente 15 pescadores e igual número de peixeiras da comunidade local, com o intuito de melhor as condições de conservação do pescado e dinamizar a atividade económica da região ainda este ano.

De acordo com a mesma fonte, a autarquia assumirá a diferença do orçamento, cerca de 2.700 contos (dois mil e setecentos contos), enquanto o PNUD assegura o financiamento principal através do seu Programa Conjunto.

De frisar que, a Câmara Municipal reuniu-se recentemente com a Associação 3Baias, parceira do projeto, para apresentar os próximos passos da implementação e partilhar as informações com os beneficiários diretos. A associação manifestou satisfação com a seleção do projeto, classificando-o como “um passo fundamental” para melhorar as condições de trabalho, valorizar a classe piscatória e contribuir para uma melhor conservação do pescado.

Esta iniciativa enquadra-se no projeto mais amplo “3Baias”, que pretende criar infraestruturas de apoio à pesca nas baías de Alcatraz, Fajã e Forapó. Na Baía de Fajã foram já construídas 12 casas de pescadores, um investimento de cerca de oito mil contos financiados pelo Governo através do Fundo da Sustentabilidade Social para o Turismo e o Fundo Autónomo das Pescas.

A baía de Alcatraz já foi contemplada com a primeira fase do projeto “3Baias” e avançará para a segunda fase, seguindo-se depois a construção das infraestruturas de Fajã. O projeto para Alcatraz contempla a construção de um arrastadouro e abrigo para embarcações de pesca, duas piscinas, lanchonete, área de lazer e espaço arborizado, bem como a reabilitação da estrada que liga Monte Vermelho àquela baía e a rede de adução de água.

Fonte: CMSCF

SALWEB.cv AD

Tags

Partilhar esta notícia

Risco e Riso
Kriol na ponta língua