
A cidade de São Filipe, na ilha do Fogo, vai ser palco da cerimónia pública de apresentação da Cidade Capital Cabo-verdiana da Juventude 2026 (CCCJ), esta sexta-feira, 6, na Praça Alameda Cruz dos Paços, uma iniciativa promovida pelo Instituto do Desporto e da Juventude (IDJ).
A iniciativa desenvolvida em articulação com o poder local e outras entidades parceiras, visa reforçar a participação juvenil, a mobilidade, o intercâmbio e o diálogo entre jovens de diferentes municípios do país.
Instituída em 2019, a Cidade Capital Cabo-verdiana da Juventude é atribuída por um período de um ano e confere à cidade selecionada um papel central na implementação de um programa nacional dedicado à juventude.
No âmbito desta iniciativa, são promovidas ações de desenvolvimento pessoal, social e cívico da juventude, incentivo à cultura, ao desporto e a estilos de vida saudáveis, reforço da cidadania e da participação democrática, estímulo à criatividade, ao empreendedorismo e à inovação, bem como a preparação dos jovens para os desafios do mercado global.
A CCCJ procura igualmente, valorizar cidades que se destaquem pela promoção de ambientes seguros, inclusivos e favoráveis ao desenvolvimento juvenil, bem como pela apresentação de projetos estruturantes orientados para os jovens, com impacto a nível local, nacional e internacional.












































