
Obras de expansão e modernização do terminal de passageiros e da iluminação da pista do Aeródromo de São Filipe, concluídas no final de junho de 2026, vão ser inauguradas hoje, 4, pelo primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva.
A obra representa um investimento de quase um milhão de contos e visa trazer maior conforto aos visitantes e à população da ilha do Fogo, com a possibilidade de realização de voos noturnos graças à iluminação da pista.
De acordo com nota de imprensa do Governo, as intervenções na infraestrutura aeroportuária vão reforçar a segurança operacional e a conectividade aérea da ilha do Fogo, constituindo “um marco importante para a conectividade e o desenvolvimento” da região.
Além da iluminação da pista, a infraestrutura aeroportuária sofreu transformações profundas, com intervenções nas áreas de partida e chegada, modernização do terminal VIP e melhorias na iluminação exterior, entre outras melhorias de segurança operacional e funcionais.
O projeto insere-se num plano estratégico de concessão do serviço público aeroportuário à iniciativa privada, com o objetivo de modernizar a infraestrutura aeroportuária do país, atrair novos operadores aéreos e fortalecer o turismo como motor de desenvolvimento económico.
Ainda hoje, vai ser assinalado o arranque da iluminação pública LED na via de acesso ao aeródromo de São Filipe, bem como o lançamento da ciclovia e do percurso pedonal para a promoção da mobilidade sustentável na região.
Trata-se de uma iniciativa do Governo de Cabo Verde, em parceria com a Cabo Verde Airports, que, segundo a mesma fonte, reafirma o compromisso do executivo com o reforço das infraestruturas aeroportuárias e o desenvolvimento equilibrado do país, cujo objetivo é beneficiar diretamente a população e a economia da ilha do Fogo.












































