Quarta-feira, 21 Janeiro 2026

Freskinhe Freskinhe

FCF: Manolo Pagani é o primeiro selecionador nacional de futsal

A Federação Cabo-Verdiana de Futebol apresentou esta terça-feira, 20, Manolo Pagani como o novo selecionador nacional de futsal, num momento histórico para a modalidade no arquipélago. O treinador luso-brasileiro, com vasta experiência internacional, assume o comando técnico às vésperas da estreia de Cabo Verde na qualificação para o Campeonato Africano das Nações de Futsal.

SALWEB.cv

Pela primeira vez na história, Cabo Verde irá participar numa qualificação ao CAN de futsal, numa altura em que a modalidade regista crescimento significativo nos pavilhões das ilhas do arquipélago. A estreia está marcada para esta sexta-feira, 23 de janeiro, no pavilhão da cidade do Tarrafal, na ilha de Santiago, às 16h00, diante do Senegal.

A eliminatória, definida em sorteio realizado recentemente pela Confederação Africana de Futebol (CAF), será disputada em duas mãos, com a segunda partida agendada para o dia 28 de janeiro, no Senegal.

Manolo Pagani apresenta um percurso técnico de nível internacional, tendo trabalhado em cinco países ao longo da sua carreira: Colômbia, Portugal, Kuwait, Eslováquia e Suíça. Esta experiência multicultural confere ao treinador uma visão abrangente das diferentes escolas e filosofias de jogo do futsal mundial.

O selecionador é detentor de licenças de treinador de futsal atribuídas por três das principais confederações internacionais: AFC Futsal (Ásia), UEFA Futsal (Europa) e CONMEBOL Futsal (América do Sul), credenciais que atestam a sua qualificação técnica ao mais alto nível.

A escolha de Manolo Pagani, segundo o cmunicado da FCF não se baseia apenas no currículo internacional do treinador. A metodologia e filosofia de jogo adotadas pelo técnico estão alinhadas com o plano estratégico delineado pela federação no âmbito do Talent Development Scheme Programme, programa de desenvolvimento de atletas jovens que visa garantir o crescimento sustentável do futebol e do futsal cabo-verdianos.

Esta abordagem integrada torna a contratação de Pagani uma peça fundamental não apenas para os resultados imediatos da seleção, mas para o desenvolvimento de longo prazo da modalidade em Cabo Verde. No âmbito do Plano Estratégico de Desenvolvimento do Futsal em Cabo Verde, o selecionador nacional Manolo Pagani passará a desempenhar funções que ultrapassam o comando técnico da seleção, segundo comunicado da Federação Cabo-verdiana de Futebol.

“O treinador será responsável pela implementação de ações de formação de treinadores em todo o país, abrangendo todas as regiões desportivas do arquipélago, contribuindo para a qualificação técnica dos quadros nacionais, para a profissionalização e crescimento sustentável da modalidade e para a introdução de metodologias modernas de treino alinhadas com as melhores práticas internacionais”, escreveu a FCF.

A estreia de Manolo Pagani no comando técnico da seleção nacional coincide com um momento histórico para o futsal cabo-verdiano. Esta sexta-feira, 23 de janeiro, às 16h00, Cabo Verde recebe o Senegal no pavilhão do Tarrafal para a primeira mão da eliminatória de qualificação para o CAN de Futsal.

A segunda mão da eliminatória está agendada para o dia 28 de janeiro, em território senegalês, numa partida que poderá ditar a qualificação de Cabo Verde para a fase seguinte da competição continental.

SALWEB.cv AD

Tags

Partilhar esta notícia

Risco e Riso
Kriol na ponta língua
×