
O presidente da Associação Nacional dos Municípios de Cabo Verde (ANMCV), Fábio Vieira, defende ser necessária a criação institucional de um Fundo Intermunicipal de Solidariedade, um mecanismo estruturado de financiamento que permitirá aos municípios responder de forma mais eficaz a danos causados por emergências em estradas, ruas e infraestruturas essenciais. Esta declaração foi feita na manha de ontem, 12, à Rádio de Cabo Verde, em decorrência dos acontecimentos em São Vicente.
Fábio Vieira adiantou ainda que, será promovido um debate nacional com os municípios e o Governo da República sobre os mecanismos de governabilidade e coordenação para os próximos tempos, com vista a reforçar a capacidade de resposta do poder local em situações de emergência.
“É tempo de trabalharmos pela institucionalização do Fundo de Solidariedade Intermunicipal. Precisamos garantir que os municípios tenham acesso a recursos para fazer face aos danos causados nestas situações”, reiterou o autarca.
Num gesto solidário, o edil bravense anunciou o lançamento de uma campanha de solidariedade em prol de São Vicente. Uma iniciativa que envolverá parceiros institucionais, municípios de todo o arquipélago e a diáspora cabo-verdiana, a fim de mobilizar apoio financeiro e logístico para auxiliar as famílias afetadas.
“Penso que todos os municípios devem, dentro das suas possibilidades, apoiar o povo de São Vicente. A campanha de solidariedade será um instrumento essencial neste momento crítico”, afirmou Fábio Vieira.
Ademais, Fábio Vieira destacou a importância da união dos municípios para enfrentar este momento desafiador, e manifestou total disponibilidade para colaborar com as autoridades nacionais e locais nos esforços de resposta à recente emergência que afeta a ilha do Monte Cara.













































Copyright © 2025. Todos os Direitos Reservados.