
O Ministro da Modernização do Estado e da Administração Pública, Eurico Monteiro, reafirmou durante o seu discurso ontem, 6, no encerramento do Workshop “Estratégia Nacional de Competências e Prontidão Digital”, realizado hoje no TechPark CV, o compromisso do Governo com a transformação de Cabo Verde num país digital.
O evento, que decorreu sob o lema “Competências Digitais para um Cabo Verde mais Inovador e Inclusivo”, reuniu várias entidades públicas e privadas numa iniciativa conjunta para acelerar a digitalização do país. “É um esforço conjunto de várias entidades, geralmente também o Ministério da Economia Digital, a Cabo Verde Digital, o Ministério da Administração do Estado e da Administração Pública, várias instituições públicas e privadas reunidas à volta daquilo que é importante, sobretudo no mundo de hoje, que são as inovações tecnológicas”, declarou Eurico Monteiro.
O ministro sublinhou igualmente que este workshop representa “um passo importante, porque aqui se tratou de fazer uma espécie de inventário daquilo que nós temos, das nossas competências, das nossas ferramentas, também dos constrangimentos, das dificuldades, dos caminhos que nós temos que seguir”.
A consultora digital Margarida Mascarenhas apresentou os resultados dos inquéritos realizados a mais de mil pessoas, revelando que Cabo Verde se encontra num “nível 3.75” de prontidão digital, o que corresponde a um nível intermédio. “A média de Cabo Verde, no geral, nós avaliamos em particular a sociedade civil, a administração pública e o setor privado, mas a média, no geral, Cabo Verde está no nível 3.75, o que significa que nós estamos num nível intermédio”, explicou Margarida Mascarenhas, acrescentando que “as pessoas têm algumas competências em fazer algumas coisas sozinhas, mas ainda estamos longe de pessoas com alguma autonomia ao nível digital”.
A consultora destacou ainda que Cabo Verde tem uma meta ambiciosa de conseguir que a economia digital represente 25% do PIB até 2030, o que exige uma preparação adequada de todos os intervenientes no processo. “Nós temos de garantir que todos esses intervenientes estejam em condições de participar de forma igualitária neste processo, desempenhando o seu papel”, sublinhou.
O Workshop “Estratégia Nacional de Competências e Prontidão Digital” contou com mais de 1.000 contributos através de inquéritos, entrevistas e grupos focais, constituindo uma base sólida para a definição da estratégia nacional. O evento reuniu representantes do setor público, setor privado, instituições de ensino superior, sociedade civil e grupos prioritários, todos unidos no objetivo comum de transformar Cabo Verde num hub digital da região africana.
Copyright © 2025. Todos os Direitos Reservados.