
O ministro da Promoção de Investimentos e Fomento Empresarial, Eurico Monteiro, defendeu no sábado, 15, a dessalinização da água do mar como resposta essencial às limitações hídricas de Cabo Verde, e afirmou que o Governo está a trabalhar para garantir água para a rega onde for possível. As declarações foram prestadas à imprensa durante a visita à IV Feira Agropecuária de Cabo Verde (FACV) 2025.
O governante destacou a qualidade e diversidade dos produtos nacionais em exposição e sublinhou o potencial do país para desenvolver uma agricultura resiliente e moderna, alinhada com as exigências do mercado, apesar das adversidades climáticas.
Eurico Monteiro referiu que o Governo tem investido em novas tecnologias de irrigação e em soluções inovadoras para a melhoria dos solos, a fim de permitir abastecer o mercado com produtos hortícolas de qualidade. Salientou ainda que o país recebe frequentemente investidores que elogiam a capacidade produtiva das ilhas e a diversidade agrícola apresentada na feira.
O ministro destacou também a crescente valorização dos produtos locais pelas unidades turísticas como reforço à cultura e identidade cabo-verdianas, e apelou ao reforço da organização e associação dos produtores para garantir uma oferta regular e em escala.
Por fim, o governante evidenciou que a valorização da produção nacional representa um aumento do rendimento dos agricultores e referiu o papel das instituições de apoio ao agronegócio. Afirmou que entidades como a Pró-Garante e a Pró-Capital garantem atualmente cerca de 300 mil contos em investimentos, cujo objetivo é reforçar o compromisso do Governo na modernização e competitividade do setor agrícola nacional.


















































Copyright © 2025. Todos os Direitos Reservados.