Quarta-feira, 14 Janeiro 2026

Freskinhe Freskinhe

Moisés Rodrigues assume a gestão de Brockton com apelo à união e promessa de muito trabalho

Com Álvaro Ludgero Andrade, em Washington D.C.

Moisés Rodrigues fez história nesta segunda-feira, 5 de janeiro, como primeiro natural de Cabo Verde a dirigir uma cidade nos Estados Unidos, ao tomar posse como Mayor de Brockton, no Estado de Massachussets. “Não importa quando ou como chegou aqui. Brockton é agora a sua casa”, afirmou aquele veterano da Marinha americana ante cerca de 120 pessoas que encheram a sede daquela cidade.

SALWEB.cv

Dois meses após ter vencido a renhida eleição para Mayor de Brockton, com o seu principal adversário a pedir a recontagem de votos e a recorrer à justiça, alegando irregularidades no processo, Moisés Rodrigues fez um discurso para “toda a população”, em que apelou à união. “Precisamos de nos unir, unidos pelo amor partilhado por esta grande cidade”, afirmou o novo Mayor, que ainda apelou aos residentes para ”aproveitarem este momento juntos” porque “não importa onde e como chegou aqui, o importante é que esteja neste barco a que chamamos Brockton”. 

Rodrigues dirigiu-se especialmente aos “heróis do quotidiano”, famílias, educadores, pequenos empresários, funcionários públicos, socorristas, estudantes e idosos, e comprometeu-se a liderar um Executivo inclusivo, “com acesso alargado aos serviços municipais e uma liderança culturalmente competente”. Ele alertou, no entanto, que “o trabalho não será fácil, as mudanças reais nunca são fáceis, mas acredito, de todo o coração, que o povo de Brockton está pronto para isso”.

Ao elencar as prioridades da sua administração, o antigo líder da Associação Cabo-verdiana de Brockton apontou a reorganização do Conselho Consultivo da Juventude, mais financiamento para a educação e apoio aos estudantes, reforço da segurança pública através do policiamento comunitário e da prevenção e investimentos em infraestruturas e pequenas empresas.

Neste aspecto, em conversa com o colaborador do Voz do Archipelago após a sua vitória a 4 de Novembro, Moisés Rodrigues indicou como suas principais bandeiras “a melhoria da qualidade de vida dos cidadãos, através da limpeza da cidade, do combate ao crime, de uma atenção aos sem-abrigo que necessitam de uma resposta das autoridades e, em segundo lugar, promover o crescimento da economia, a partir do aumento e da diversificação da nossa base comercial”. Na ocasião, o então vereador afirmou acreditar “que com a melhoria da qualidade de vida das pessoas, com menos crime, melhor estética da cidade, Brockton será mais atractiva para negócios.”

Ao tornar-se no 51º Mayor, Moisés Rodrigues teve uma menção especial para as crianças e expressou seu empenho em que Brockton se torne um lugar onde “os nossos filhos cresçam orgulhosos de chamar Brockton de lar”. “Os nossos filhos não merecem nada menos do que a excelência”, sublinhou.

Entre vários eleitos e autoridades locais, bem como convidados, estiveram presentes na posse a vice-governadora do Estado de Massachussets, Kim Driscoll, e o deputado federal Stephen Lynch. Ao falar ante o Mayor, vereadores e membros do Conselho Escolar, Driscoll assegurou que “podem contar com o Governo estadual como parceiro”.

Quem é Moisés Rodrigues

Moisés Rodrigues, 64 anos de idade, veterano da Marinha americana e vereador durante 12 anos, tem um longo historial como activista comunitário, tendo dirigido por muitos anos a Associação Cabo-verdiana de Brockton. Em 2019, exerceu por sete meses o cargo de Mayor, depois da morte do então titular, Bill Carpenter.

Licenciado em Serviços Humanos e Relações com a Comunidade pela Universidade de Massachusetts, foi eleito deputado em Cabo Verde em 2001.

SALWEB.cv AD

Tags

Partilhar esta notícia

Risco e Riso
Kriol na ponta língua
×