Sexta-feira, 01 Agosto 2025

Freskinhe Freskinhe

Estatuto do Artista aprovado pelo Governo

O Conselho de Ministros aprovou na sua reunião desta terça-feira, 29, a proposta de lei que cria o Estatuto do Profissional Criador e Produtor de Arte e Cultura (EPCPAC). Trata-se de um marco considerado essencial para valorizar e formalizar o trabalho artístico em Cabo Verde.

SALWEB.cv

Segundo o Ministro do Estado, Família, Inclusão e Desenvolvimento Social, Fernando Elísio Freire, o diploma “formaliza uma parte importante da nossa economia”, estabelecendo o regime de inscrição dos artistas no Instituto Nacional de Previdência Social (INPS), garantindo proteção social, assistência médica e medicamentosa, e criando um relacionamento claro e previsível com a autoridade fiscal.

O EPCPAC obriga à contratação apenas de profissionais devidamente inscritos, enquadra-os no regime jurídico especial das micro e pequenas empresas e cria um regime fiscal especial para o setor. Além disso, prevê a emissão do cartão e da declaração do artista e ainda introduz incentivos à importação de equipamentos musicais e bens culturais, através da isenção de IVA e de direitos aduaneiros.

Decisão final é do Parlamento 
 
A proposta de lei, abreviadamente chamado Estatuto do Artista, deverá seguir agora para  a Casa Parlamentar para debate e aprovação, sete anos depois de o Ministério da Cultura e das Indústrias Criativas e o Ministério das Finanças terem iniciado a sua discussão com criadores, artistas e fazedores de arte e cultura, seguida por fases de consultoria, finalização, pedido de parecer, consulta pública e socialização com a classe do setor da cultura e das indústrias criativas.
 
Em em abril último, por ocasião da socialização do documento, o Ministro da Cultura e das Indústrias Criativas afirmou que o Estatuto do Artista seria “extremamente importante para a dignificação da classe artística com os seus direitos e deveres bem explanados. Para além da dignificação da classe, teremos também maior valorização. A partir do momento que estiver formalizado, o setor terá maior força e respeito”

SALWEB.cv AD

Tags

Partilhar esta notícia

Risco e Riso
Kriol na ponta língua