Quarta-feira, 04 Fevereiro 2026

Freskinhe Freskinhe

Erin: Proprietários de Veículos Sinistrados recebem apoio de 22,7 milhões

O Governo cabo-verdiano autorizou a transferência de 22.775.260 escudos do Fundo Nacional de Emergência (FNE) para o pagamento de auxílios aos proprietários de veículos sinistrados pela tempestade Erin, que atingiu a ilha de São Vicente na madrugada de 11 de agosto de 2025. A medida consta da Resolução nº 17/2026, de 30 de janeiro, aprovada em Conselho de Ministros e publicada no Boletim Oficial, tendo entrado em vigor no sábado passado.

SALWEB.cv

A autorização de verbas visa dar resposta aos prejuízos causados pela forte tempestade que afetou, em particular, os municípios de São Vicente, Porto Novo, Ribeira Brava e Tarrafal de São Nicolau, onde foram registados danos significativos em veículos.

Os recursos autorizados, no valor total de 22.775.260 escudos (mais de 22 mil contos), serão operacionalizados pelo Ministério da Administração Interna, por intermédio do Serviço Nacional de Proteção Civil e Bombeiros.

As verbas destinar-se-ão a responder aos pedidos de auxílio apresentados por proprietários de veículos sinistrados nas ilhas de São Vicente, Santo Antão e São Nicolau, as mais afetadas pela passagem da tempestade Erin.

Na altura, a gravidade dos danos levou o Governo a declarar situação de calamidade pública através da Resolução nº 78/2025, de 12 de agosto, reconhecendo a dimensão da tragédia que se abateu sobre estas comunidades.

Posteriormente, a Resolução nº 86/2025, de 18 de agosto, definiu as medidas de apoio financeiro aos proprietários e possuidores legais de veículos destruídos ou danificados, “visando a reposição das condições de vida e o reforço da resiliência das comunidades afectadas, em alinhamento com o quadro de recuperação pós-desastre”.

Esta medida insere-se no quadro mais amplo de recuperação pós-desastre implementado pelo Governo, cujo objetivo é apoiar as comunidades afetadas através de diversas ações de assistência e reconstrução. A tempestade Erin deixou um rasto de destruição nas ilhas do norte do arquipélago, afetando infraestruturas, habitações e veículos, para além de causar transtornos significativos à população local.

SALWEB.cv AD

Tags

Partilhar esta notícia

Risco e Riso
Kriol na ponta língua
×