
Quatro instalações portuárias de Cabo Verde estão a ser submetidas, entre 20 e 24 de outubro, a um exercício de segurança que avalia a sua preparação para enfrentar potenciais ameaças. A operação, promovida pela ENAPOR – Portos de Cabo Verde, enquadra-se no cumprimento do Código Internacional para a Proteção de Navios e Instalações Portuárias (Código ISPS).
Os portos do Mindelo (São Vicente), incluindo o Porto Grande e o Porto de Cruzeiros, da Praia (Santiago) e da Palmeira (Sal) participam na iniciativa, que envolve equipas técnicas, operacionais e de segurança em cenários simulados no interior das infraestruturas.
Segundo uma nota da instituição, o objetivo é verificar a eficácia dos Planos de Segurança estabelecidos para as instalações portuárias, testando procedimentos como a receção e registo de alertas, a alteração dos níveis de segurança, a ativação de sistemas de alarme, a identificação e gestão de objetos suspeitos e a execução de evacuações.
A operação avalia também o grau de preparação dos colaboradores responsáveis pela implementação dos procedimentos de segurança, para garantir que a resposta a situações de ameaça real seja coordenada e rápida.
No Porto Grande e no Porto de Cruzeiros do Mindelo, o exercício realiza-se hoje, e, à tarde, a ENAPOR apresentará um balanço da operação. A empresa justifica esta iniciativa com a sua política de prevenção e conformidade com as normas internacionais de segurança marítima, a fim de reafirmar o compromisso de Cabo Verde com a proteção das infraestruturas portuárias e de todos os que nelas trabalham ou circulam.
Copyright © 2025. Todos os Direitos Reservados.