Segunda-feira, 16 Fevereiro 2026

Freskinhe Freskinhe

ENAPOR firma protocolos com portos portugueses

A ENAPOR – Empresa Nacional de Administração dos Portos de Cabo Verde – assina hoje, 16, dois protocolos de cooperação com as administrações dos portos de Porto de Sines e Porto de Lisboa, em Portugal, numa iniciativa que visa reforçar a modernização e competitividade do setor marítimo-portuário nacional.

SALWEB.cv

Segundo Irineu Camacho, presidente do Conselho de Administração da ENAPOR, “os protocolos estabelecem parcerias em áreas consideradas prioritárias para a transformação e o crescimento sustentável dos portos nacionais, alinhadas com as melhores práticas internacionais”.

Os acordos abrangem sete áreas estratégicas. “Falamos, desde logo, da transformação digital e da inovação tecnológica, com foco na digitalização dos processos e na modernização dos sistemas de informação portuária”, explicou, acrescentando que a cooperação inclui “a análise de dados e ferramentas de business intelligence, aplicações essenciais para melhorar a tomada de decisão e o desempenho operacional”.

Integram ainda a logística portuária e a cadeia de abastecimento, a segurança portuária e a cibersegurança. No domínio ambiental, destacou que “outra área sobre a qual nos vamos debruçar é a sustentabilidade ambiental e a descarbonização dos portos, que consideramos prioritárias”, sublinhando que esta abordagem deverá estar alinhada com as metas internacionais de transição energética.

A cooperação contempla igualmente o segmento de cruzeiros, com enfoque na dinamização do turismo marítimo, bem como a formação e capacitação de recursos humanos. “Vamos também apostar na formação e capacitação dos nossos recursos humanos, através de intercâmbios técnicos e ações conjuntas”, afirmou.

A escolha dos portos de Sines e de Lisboa como parceiros estratégicos, segundo a ENAPOR, deve-se ao fato de ambos serem referências na Península Ibérica e na Europa em termos de inovação, eficiência operacional e sustentabilidade. O Porto de Sines é um dos principais portos de águas profundas da Europa e um hub logístico de relevo, enquanto o Porto de Lisboa se destaca no segmento de cruzeiros e na integração porto-cidade.

Segundo a mesma fonte, estes protocolos representam um passo significativo na modernização e internacionalização dos portos cabo-verdianos. Reforçam os laços históricos entre Cabo Verde e Portugal e abrem novas perspetivas de crescimento económico e desenvolvimento sustentável num setor estratégico para um país insular.

SALWEB.cv AD

Tags

Partilhar esta notícia

Risco e Riso
Kriol na ponta língua
×