
O setor empresarial cabo-verdiano participa hoje, 11, pelas 15horas, na cidade da Praia, no evento Conversas de Fomento, sob o lema “A Voz do Setor Privado no Orçamento Geral do Estado (OGE) 2026”. O evento, promovido pelo Ministério da Promoção do Investimento e do Fomento Empresarial, visa criar um espaço de diálogo transversal e acessível entre o tecido empresarial e as instituições públicas, com foco nos desafios que o setor privado enfrenta atualmente.
A iniciativa tem por objetivo criar um espaço institucional de escuta ativa e diálogo estratégico entre o Estado e o setor privado, que permite aos empresários identificarem os principais obstáculos que o setor enfrenta no contexto económico atual e recolher propostas de políticas e incentivos eficazes ao investimento. Segundo uma nota do Governo, a participação empresarial nas Conversas do Fomento vai permitir aos empresários e empreendedores influenciarem diretamente a construção do orçamento público do próximo ano.
Dar voz aos empreendedores e empresários “surge do reconhecimento de que a participação do sector privado na construção do OGE é condição essencial para garantir que as políticas públicas respondam de forma eficaz aos desafios e oportunidades do tecido empresarial nacional”, lê-se na nota de imprensa.
De acordo com a mesma fonte, o Governo pretende ainda consolidar as “Conversas de Fomento” como uma plataforma permanente de concertação económica, que estabelece um canal regular de comunicação entre o poder público e os agentes económicos privados do país.
Na oportunidade, vai ser elaborado um relatório de recomendações com base nas contribuições dos participantes, que vão ser incorporadas no Orçamento Geral do Estado 2026, de modo a “construir um orçamento mais participativo, inclusivo e orientado para resultados concretos no domínio do investimento privado”.
O sector privado é o principal motor da criação de emprego, da inovação e do crescimento económico em Cabo Verde. No entanto, continua a enfrentar múltiplos desafios, nomeadamente no acesso ao crédito, excesso de burocracia, fraca competitividade e um ambiente de negócios que necessita urgentemente de reformas estruturais.
Copyright © 2025. Todos os Direitos Reservados.