
A embaixadora dos Estados Unidos da América (EUA), Jennifer Adams, realiza a partir de hoje,7, a sua primeira visita à ilha do Fogo. Além de pretender reforçar e parcerias com os sectores da saúde, educação e agricultura, a diplomata norte-americana espera com esta deslocação fortalecer a ligação com a diáspora foguense, particularmente centralizada no seu país.
Durante a visita, que se estende até a próxima terça-feira, 17, Jennifer Adams irá conhecer projectos financiados pelo governo dos Estados Unidos, reunir-se com autoridades locais, professores de inglês e cidadãos americanos residentes nos municípios de São Filipe, Santa Catarina e Mosteiros para ouvir as preocupações, experiências e sugestões da comunidade.
Entre os projectos a visitar consta os implementados pela Associação para o Desenvolvimento do Fogo (Afosol) e com financiamento da Embaixada, a criação de porcos e galinha em Pico Pires, a ligação domiciliar de água e o projeto de segurança alimentar, com plantações de árvores de fruto, avaliados em cerca de 2. 300 contos.
Outro destaque da visita será a valorização do trabalho da Associação dos Médicos Cabo-verdianos-Americanos, a “Cape Verdean American Medical Association”, uma organização da diáspora cabo-verdiana nos EUA que tem sido fundamental no fortalecimento do sector da saúde em Cabo Verde.
“A ilha do Fogo não é apenas um símbolo da força da nossa amizade, mas também um exemplo de como as comunidades da diáspora podem contribuir, de forma directa e duradoura, para o desenvolvimento dos seus países de origem”, refere a nota de imprensa da Embaixada dos EUA.
Fonte: Inforpress
Copyright © 2025. Todos os Direitos Reservados.