Quarta-feira, 03 Setembro 2025

Freskinhe Freskinhe

Educadores recebem formação sobre materiais didáticos sustentáveis

Decorre até esta sexta-feira, 5, em Mindelo, uma formação sobre a construção de materiais didáticos a partir de desperdícios, no âmbito do Programa de Apoio à Reforma Educativa Prioritária (PAREP-CV). O objetivo centra-se em reforçar as competências dos profissionais da Educação Pré-Escolar (EPE) na conceção, produção e utilização de materiais lúdico-pedagógicos sustentáveis, com ênfase na inclusão, equidade de gênero e criatividade.

SALWEB.cv

Beneficiam desta iniciativa coordenadores da Educação Pré-Escolar de Santo Antão, São Vicente e São Nicolau. A Direção Nacional de Educação, em conjugação com as ações do PAREP-CV, promove esta ação de capacitação para garantir a disponibilização e utilização efetiva de materiais lúdico-pedagógicos nos 268 jardins de infância públicos do país.

A coordenadora nacional do pré-escolar, Alcinda Andrade, revelou à Rádio Educativa que a formação será realizada em duas fases e visa reforçar as competências dos profissionais da EPE na conceção, produção e utilização de materiais lúdico-pedagógicos sustentáveis. A formação pretende ainda criar maiores habilidades aos profissionais que trabalham com crianças com necessidades educativas especiais, numa abordagem de igualdade e equidade de género.

As sessões de formação são asseguradas por duas formadoras com formação na área da Educação de Infância e Artística e com experiência comprovada na ação educativa. A formação realiza-se na Residência Estudantil Leonel Madeira e conta com a presença do Delegado da Educação de São Vicente, Jorge da Luz. Esta iniciativa insere-se numa estratégia mais ampla de melhoria da qualidade da educação pré-escolar em Cabo Verde, promovendo práticas pedagógicas sustentáveis e inovadoras através do aproveitamento de materiais recicláveis.

 

SALWEB.cv AD

Tags

Partilhar esta notícia

Risco e Riso
Kriol na ponta língua