Sábado, 15 Novembro 2025

Freskinhe Freskinhe

Educação: Cabo Verde vai institucionalizar PISA e Barómetro Nacional de Escolas

Cabo Verde prepara-se para, a partir de 2026, com financiamento do Banco Mundial, passar a participar no Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (PISA), informa o ministro da Educação, Amadeu Cruz, que também tem na forja a implementação, ainda este ano, do Barómetro Nacional de Escolas.

SALWEB.cv

O PISA é um estudo realizado a cada três anos pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) para avaliar a qualidade dos sistemas de ensino em todo o mundo, medindo os conhecimentos e habilidades de jovens de 15 anos nos domínios da leitura, matemática e ciências.

“Esperamos que este processo de consulta esteja concluído brevemente, para que em janeiro de 2026 seja iniciado o processo técnico de aplicação da avaliação PISA”, afirma Amadeu Cruz, que diz também que o Ministério da Educação já iniciou o processo da contratação de assistência técnica.

Tal assistência técnica será prestada “eventualmente através de protocolos com instituições parceiras, que já trabalharam connosco e que já têm conhecimento do sistema educativo cabo-verdiano”, anunciou Cruz, que garante que o Ministério da Educação já está a trabalhar para reunir todos os requisitos para uma aplicação “ainda de caráter experimental” do PISA.

Os resultados do PISA permitirá a Cabo Verde “fazer uma comparação entre o seu desempenho educacional e sistemas educativos mais evoluídos e consolidados e usar os resultados para formular políticas de melhoria da educação”, declara ministro da Educação.

Paralelamente, Amadeu Cruz anunciou que ainda este ano será lançado o Barómetro Nacional das Escolas. Trata-se de uma ferramenta de reforço e supervisão pedagógica que, com base nas provas nacionais e na avaliação interna dos alunos, servirá para medir o desempenho dos diversos concelhos e escolas e adotar medidas de correção no sentido de reduzir disparidades e melhorar o desempenho.

 

SALWEB.cv AD

Tags

Partilhar esta notícia

Risco e Riso
Kriol na ponta língua