
O Ecobank Cabo Verde tem uma nova versão do seu programa Ellevar. Reformulada e ampliada, a iniciativa que apoia mulheres empreendedoras tem a ambiciosa meta de multiplicar por cinco o montante investido até 2028. Para tal
A diretora-geral do Ecobank Cabo Verde, Aminata Nana Sakho, apresentou durante a cerimónia de lançamento um diagnóstico revelador sobre as disparidades de género no acesso ao financiamento, justificando a necessidade urgente de programas como o Ellevar 2.0.
Aminata Sakho revelou dados preocupantes sobre a inclusão financeira feminina: “Na África subsaariana, 49% das mulheres têm uma conta bancária formal contra 55% dos homens, e em Cabo Verde apenas 3% das microempresas pertencem às mulheres.” A dirigente destacou ainda que “apenas 21% dos adultos na região recorrem a programas formais de financiamento”.
Segundo a diretora-geral do EcoBank CV, as mulheres continuam a enfrentar “uma lacuna de acesso que limita a participação e acesso das mulheres a ferramentas digitais”, além de “problemas significativos no acesso a formação especializada e a redes de mentoria”.
Sakho fez um balanço positivo do programa original: “Esta aventura nasceu no início de 2021 e já concedemos 30 milhões de escudos cabo-verdianos a mulheres no âmbito do programa Ellevar. Este é um marco que nos enche de orgulho e mostra que estamos no caminho certo.”
O novo programa, Ellevar 2.0 representa, segundo Aminata Sakho, “um salto qualitativo que muda proporcionalmente as regras do jogo” face ao Ellevar 1.0, que estava “focado nas clientes do banco comercial, pequenas e médias empresas, exigindo garantias elevadas”.
O Ellevar 2.0 introduz mudanças fundamentais ao ampliar o seu alcance a todas as mulheres, independentemente do percurso profissional, ao facilitar o acesso ao financiamento com garantias até 50 mil dólares e cobertura de 80%, e ao reforçar a formação através de programas estruturados e de uma rede mais ampla de mentoras para o fortalecimento de competências de liderança.
Parceria com a EME – Marketing & Eventos e Women in Tech
Para implementar a nova versão do Ellevar, o EcoBank contará com duas grandes parceiras: enquanto a EME – Marketing, que tem mais de 23 anos de experiência, prestará assessoria na logística e assessoria de comunicação, a Women in Tech apoiará na capacitação e formação em diversas áreas da tecnologia, como computação em nuvem, infraestrutura, Segurança da Informação, além de programas de orientação de carreira e empregabilidade.
Perspetivas e ambição
A diretora-geral do EcoBank CV revelou também qual é a ambição da instituição financeira: “A nossa ambição é multiplicar por cinco este montante até 2028, porque acreditamos nas mulheres e no vosso potencial e no valor acrescentado que trazem ao crescimento da nossa economia.
O programa “demonstra a nossa intenção de reforçar a nossa posição como o banco de eleição para as mulheres empreendedoras”, afirmou Sakho, posicionando o Ecobank como pioneiro na promoção da inclusão financeira feminina em Cabo Verde.












































