
O Ministro da Educação, Amadeu Cruz, assinalou o Dia do Professor Cabo-verdiano com uma mensagem de confiança e reconhecimento do papel central dos docentes na construção do sistema educativo nacional.
A intervenção de Amadeu Cruz foi divulgada por meio de um vídeo oficial, através da página do facebook do ME, no qual o governante sublinhou os “progressos” alcançados e os “compromissos” assumidos pelo governo para com a classe docente.
“Estamos a celebrar o Dia do Professor num contexto de confiança renovada e reforçada. Juntos vencemos grandes desafios, como a reforma do sistema educativo e a implementação da nova matriz curricular do 12.º ano”, afirmou o ministro da Educação, salientando que essas mudanças posicionam Cabo Verde num patamar comparável ao dos países mais avançados.
Amadeu afirmou ainda que, pela primeira vez, foram resolvidas todas as pendências acumuladas desde 2008 relativas às carreiras dos professores.
“Aprovámos um novo PCFR para o pessoal docente, bem como uma nova tabela remuneratória que representa um aumento salarial de 16% para a maioria dos professores, podendo ultrapassar os 20% em alguns casos”, frisou.
O ministro da Educação garantiu ainda que a nova tabela remuneratória será implementada em junho, estando a validação da lista de transição já em curso. Encerrou a sua intervenção com uma nota de esperança e compromisso:
“Com esta confiança renovada, vamos continuar a caminhar juntos, Ministério e professores, para desenvolver o sistema educativo. Sem professores, não há educação”, declarou Amadeu Cruz.
Nota da Redação
Esta peça jornalística foi produzida com a colaboração da estagiária Any Gomes.
Copyright © 2025. Todos os Direitos Reservados.