Sexta-feira, 16 Janeiro 2026

Freskinhe Freskinhe

Defesa nacional ganha novo impulso com reformas e investimento público

A ministra de Estado e da Defesa Nacional, Janine Lélis, afirmou, esta quinta-feira, 15, na ilha do Sal, no quadro das comemorações dos 59 anos das Forças Armadas de Cabo Verde, que o Governo está a reforçar a defesa nacional com reformas institucionais, investimento público e medidas de valorização da carreira militar. 

SALWEB.cv

No seu discurso, proferido no ato central do Dia das Forças Armadas, Janine Lélis destacou que a estratégia governamental em curso responde às exigências de um Estado arquipelágico, com responsabilidades no espaço atlântico, sublinhando a necessidade de o nosso país garantir soberania, segurança e capacidade de resposta a ameaças emergentes.

A ministra de Estado e da Defesa Nacional indicou que a atual missão das Forças Armadas inclui, para além da defesa territorial, a vigilância marítima e aérea, o combate ao crime transnacional, a proteção civil, a resposta a situações de emergência e a cooperação regional e internacional. Janine Lélis anunciou que, no plano financeiro, o Orçamento do Estado assegura mais de 85 mil contos para o patrulhamento marítimo e mais de 282 mil contos para o patrulhamento aéreo, visando reforçar o controlo do espaço nacional e a operacionalidade dos meios existentes.

A governante referiu ainda que o Governo aprovou o novo Estatuto dos Militares, com melhorias remuneratórias, avançou com a criação do Conselho Estratégico de Defesa Nacional e procedeu à revisão do Código de Justiça Militar, enquadrando a modernização da instituição.

Entre as medidas em curso, destacou a implementação do destacamento da Brava, a reforma do Serviço de Saúde Militar, com novos centros de saúde em São Vicente e na Praia, e a aquisição de ambulâncias para todas as regiões militares. Janine Lélis informou igualmente que a nova lei do serviço militar obrigatório e a proposta de lei sobre o serviço cívico já deram entrada no Parlamento, bem como a criação da Autoridade Aeronáutica Militar e a reestruturação orgânica das Forças Armadas.

As celebrações do 59º aniversário ficaram ainda marcadas por uma homenagem aos militares falecidos, aos efetivos na reserva e na reforma e aos que continuam a assegurar, no terreno, a defesa e a segurança do país.

SALWEB.cv AD

Tags

Partilhar esta notícia

Risco e Riso
Kriol na ponta língua
×