Quarta-feira, 06 Agosto 2025

Freskinhe Freskinhe

David Matern garante continuidade do apoio da ONU à ilha Brava

O representante residente do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), do Fundo das Nações Unidas para a População (UNFPA) e do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), David Matern, concluiu ontem, 4, a sua primeira visita oficial à ilha Brava com a garantia de que as agências das Nações Unidas continuarão a apoiar o desenvolvimento local.           

SALWEB.cv

Durante a visita, Matern destacou o turismo e a transformação de produtos da pesca e da agricultura como os principais setores com potencial para alavancar a economia bravense, desde que seja ultrapassado o desafio estrutural ligado à mobilidade e ao transporte de e para a ilha.                                                                                                                 

No plano social, o representante das agências da ONU apontou que o apoio irá focar-se na implementação do projeto de desenvolvimento local em parceria com a Câmara Municipal, que prevê a criação de emprego e a melhoria das condições de vida das famílias, incluindo a construção de casas de banho em comunidades desfavorecidas.

Em encontro com o delegado da Educação, Matern reforçou o compromisso com o Programa de Apoio à Reforma Educativa Prioritária em Cabo Verde (PAREP-CV), que pretende melhorar as condições de ensino básico e promover a inclusão de crianças com necessidades especiais, uma das preocupações identificadas também pela Delegacia de Saúde e pela autarquia local.                                                       

A agenda de vista de Matern incluiu ainda visitas ao mercado de peixe, ao mercado municipal e à Cooperativa de Pesca de Lomba-Tantum, bem como um encontro com a Associação Ambientalista Biflores, que atua na preservação do ecossistema local. Durante a deslocação, David Matern conheceu histórias de impacto social, como a de Djeidi Rafaela Rodrigues, jovem bravense beneficiária do programa Impactar, apoiado pelas agências da ONU.    

Com esta visita, as Nações Unidas reafirmam a sua disponibilidade para continuar a colaborar com as autoridades locais e com a sociedade civil da Brava, promovendo iniciativas de desenvolvimento sustentável, inclusão social e melhoria das condições de vida da população.

SALWEB.cv AD

Tags

Partilhar esta notícia

Risco e Riso
Kriol na ponta língua