
Cabo Verde vai reforçar a sua capacidade de monitorização do tempo e clima, implementando uma rede de estações meteorológicas integradas na Rede Global de Observação Básica. O projeto apresentado ontem, 25 de março, pelo Instituto Nacional de Meteorologia e Geofísica, conta com um investimento de 3,4 milhões de dólares, para um período de cinco anos.
Trata-se de um financiamento da Rede Global de Observação Básica, destinado a melhorias que passam pela modernização do sistema de recolha de dados e gestão de informações que permitem mais eficácia na capacidade de resposta aos fenómenos extremos.
Segundo o Ministro da Agricultura e Ambiente, Gilberto Silva, este valor vai ser para “aquisição de equipamentos, softwares, bases de dados, assistência técnica, capacitação de técnicos e manutenção de equipamentos da rede meteorológico nas ilhas, em estações terrenas e atmosféricas. Pretende-se com este projeto, melhorar a recolha e análise de dados meteorológicos essenciais para setores como aviação civil, agricultura e proteção civil.
“Esta iniciativa representa um avanço importante na monotorização climática do país”, reitera a Presidente do Instituto Nacional de Meteorologia e Geofísica, Maria da Cruz Soares.
Fonte: RTC
Copyright © 2025. Todos os Direitos Reservados.