
O presidente da Associação Nacional dos Municípios Cabo-verdianos (ANMCV), Fábio Vieira, revelou hoje, 24, que os municípios já começaram a receber financiamento de um programa conjunto gerido pelas Nações Unidas, com apoio do Luxemburgo, no valor de mais de 300 mil contos. Cada uma das 22 autarquias vai beneficiar de cerca de 15 mil contos para concretizar projetos de desenvolvimento social e económico, num processo que já está em curso desde a assinatura recente do acordo.
Em entrevista à RCV, Fábio Vieira confirmou que foi criada uma comissão ad-hoc que já avaliou os projetos apresentados pelos municípios e que as autarquias já estão a receber os recursos. O responsável espera que até ao final do ano seja possível avaliar o estado de implementação das iniciativas e o seu impacto na melhoria das condições de vida das populações.
O financiamento vai permitir concretizar projetos diversificados nas diferentes autarquias. Fábio Vieira explica que as iniciativas incluem mobilização e fornecimento de água a famílias carenciadas, requalificação urbana, intervenções na orla marítima e projetos de resiliência climática e desenvolvimento sustentável.
O presidente da ANMCV aproveitou o Dia Internacional das Alterações Climáticas, assinalado hoje, 24, para destacar o forte engajamento das Nações Unidas na promoção da resiliência climática em Cabo Verde. Referiu que alguns municípios estão a elaborar e implementar planos municipais de ação climática, integrados num programa nacional.
Fábio Vieira considerou este um momento para reflexão sobre os ganhos alcançados e para abrir novos horizontes de cooperação com as Nações Unidas, que classificou como “um grande parceiro de desenvolvimento de Cabo Verde e dos municípios cabo-verdianos”.













































Copyright © 2025. Todos os Direitos Reservados.