Sábado, 31 Janeiro 2026

Freskinhe Freskinhe

Cooperação em saúde entre Cabo Verde e Portugal será reforçada

A cooperação na área da saúde entre Cabo Verde e Portugal será reforçada, estando para breve a implementação do transplante renal no arquipélago, um passo considerado decisivo para a modernização do sistema nacional de saúde. A confirmação foi feita pela Ministra da Saúde de Portugal, Ana Paula Martins, em declarações à imprensa na tarde desta quarta-feira, 28 de janeiro, após uma reunião bilateral entre as delegações ministeriais dos dois países.

SALWEB.cv

Segundo a governante portuguesa, o transplante renal em Cabo Verde representa “um momento de viragem para qualquer sistema de saúde”, resultado de um trabalho consistente desenvolvido pelas equipas técnicas de ambos os países.

“Quando se inicia, de forma autónoma, a possibilidade de transplantar, começa-se a era da medicina moderna, que não só salva vidas, como o faz da maneira mais complexa e diferenciada que conhecemos”, sublinhou.

No domínio da cooperação bilateral, Ana Paula Martins destacou que a parceria deverá prolongar-se nas próximas décadas, considerando que os projetos na área da saúde exigem uma visão estratégica de longo prazo. Entre os setores a serem reforçados estão a oftalmologia, a formação dos profissionais de saúde, a emergência médica pré-hospitalar, a resposta a situações de emergência e catástrofes, a vigilância epidemiológica e a saúde digital. 

Por sua vez, o ministro da Saúde de Cabo Verde, Jorge Figueiredo, afirmou que a visita oficial da ministra portuguesa contribui para o fortalecimento de uma cooperação histórica, com resultados já mensuráveis. Segundo explicou, Portugal continua a ser a principal retaguarda de Cabo Verde para pacientes que ainda não dispõem de tratamento no país.

O governante adiantou ainda que a questão das evacuações médicas foi amplamente discutida, com o objetivo de, de forma progressiva, resolver internamente um maior número de casos e, assim, reduzir a necessidade de evacuações para o exterior.

A formação especializada de quadros cabo-verdianos foi outro dos pontos centrais abordados, tendo Jorge Figueiredo garantido que Cabo Verde contará com o apoio de Portugal, bem como com o contributo de profissionais da diáspora, para a implementação de programas de capacitação com impacto a curto, médio e longo prazo.

Após a reunião ministerial, as equipas técnicas dos dois países reuniram-se para analisar os desafios e perspetivas de melhoria nos diferentes domínios da cooperação, nomeadamente na vigilância epidemiológica, evacuações médicas e formação de recursos humanos.

SALWEB.cv AD

Tags

Partilhar esta notícia

Risco e Riso
Kriol na ponta língua
×