
A Comissão Nacional de Eleições apresentou domingo, 1 de fevereiro, a sua nova identidade visual, no âmbito da modernização institucional e do reforço da comunicação com os cidadãos e os diferentes atores do processo eleitoral em Cabo Verde.
De acordo com comunicado divulgado pela CNE, a nova identidade visual integra uma estratégia mais ampla de atualização da imagem institucional, e reflete valores fundamentais como a transparência, a credibilidade, a inovação e a proximidade com os eleitores.
“A nova identidade visual integra uma estratégia mais ampla de atualização da imagem institucional da CNE, refletindo valores como a transparência, a credibilidade, a inovação e a proximidade com os eleitores”, sublinha a nota da Comissão.
O novo logotipo surge da necessidade de estabelecer uma comunicação “mais clara, coerente e ajustada” aos desafios contemporâneos, especialmente no contexto do uso crescente das plataformas digitais, que têm transformado a forma como as instituições se relacionam com os cidadãos.
A Comissão Nacional de Eleições (CNE) explicou que a nova identidade visual foi concebida a partir de três elementos estruturantes fundamentais: o símbolo, enquanto elemento gráfico distintivo e representativo da instituição; a sigla “CNE”, que assegura uma identificação abreviada, clara e imediata; e a designação por extenso “Comissão Nacional de Eleições” que reforça a identidade institucional e a formalidade do órgão.
Uma novidade importante é a introdução da referência explícita a Cabo Verde, reforçando assim a identidade nacional da instituição e o seu enraizamento no contexto cabo-verdiano. Segundo a entidade, a estrutura visual foi pensada de forma estratégica para facilitar o reconhecimento, a identificação e a memorização da marca CNE junto do público, garantindo uma comunicação visual “consistente e eficaz” em todos os suportes.
A identidade visual da CNE será aplicada de forma progressiva nos diversos suportes institucionais, incluindo documentos oficiais, plataformas digitais, materiais de comunicação e outros canais de interação com o público.












































