Domingo, 19 Outubro 2025

Freskinhe Freskinhe

CNE celebra 50 anos das eleições constituintes

A Comissão Nacional de Eleições (CNE) de Cabo Verde realiza nesta segunda-feira, 30, na cidade da Praia, uma conversa alargada subordinada ao tema “Eleições Constituintes de 1975 – Memória, Significado e Legado”, no âmbito das celebrações dos 50 anos das Eleições Constituintes do país. Um evento que pretende recuperar a memória histórica do momento que levou à independência nacional.

Este evento visa celebrar os momentos marcantes da história da política do país, como as eleições para a Assembleia Nacional Constituinte realizadas a 30 de junho de 1975, o processo eleitoral que culminou com a elaboração da primeira constituição da república e a proclamação da independência do arquipélago, bem como, celebrar o contributo de todos os intervenientes no processo eleitoral histórico.  O evento é aberto ao público e será transmitido em direto, o que permite a participação virtual de cidadãos das diferentes ilhas, da diáspora e de convidados internacionais.

“Conversa Alargada será um espaço de diálogo inclusivo e participativo, reunindo protagonistas de 1975, representantes de instituições, jornalistas, académicos, funcionários eleitorais e estudantes, com o objetivo de recuperar a memória histórica e política das Eleições Constituintes e celebrar o contributo dos eleitores, candidatos, funcionários e jornalistas envolvidos no processo”, lê-se na nota de imprensa da instituição.

Na oportunidade, a CNE vai lançar também uma brochura comemorativa que reúne testemunhos, registos históricos e reflexões sobre o impacto das eleições na construção do sistema democrático cabo-verdiano. A sessão de abertura fica a cargo do primeiro vice-presidente da Assembleia Nacional, Emanuel Barbosa, e conta com a intervenção da presidente da CNE, Maria do Rosário Pereira Gonçalves. 

Tags

Partilhar esta notícia

Risco e Riso
Kriol na ponta língua